Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Altair
 
Uátyla
 

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Introdução a Lagos e Jardins Aquáticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso Introdução a Lagos e Jardins Aquáticos

Mensagem por Uátyla em 29/12/2014, 22:45




Plantas aquáticas e peixes, acrescentam vida aos lagos
A tendência atual no paisagismo é de se usar cada vez mais a água em jardins, seja em forma de fontes, chafarizes, lagos, espelhos-d’água ou cascatas. Além de valorizar o imóvel, melhora o clima, atrai pássaros, forma um local de descanso e meditação. Espaços aquáticos podem ser encaixados em qualquer estilo de jardim, desde o formal francês até o tropical mais despojado. A água sempre se torna um foco de atenção no jardim, seja pelo barulhinho singular e relaxante, seja pela vida que a acompanha, na forma de plantas e peixes.

Para fugir da correria do dia a dia, nada melhor do que construir um laguinho relaxante, um verdadeiro “oásis” de descanso. Hoje em dia, com as novidades do mercado e criatividade, podemos transformar espaços bem pequenos em pontos de água, se não puder construir um lago tradicional, escolha um laguinho pronto, ou até mesmo uma vaso com plantas aquáticas pode complementar o paisagismo.


Até mesmo barris podem se tornar atrativos pontos de água no jardim
Foto: Christiane Calderan

Mas antes de se decidir pela implantação de um lago, deve ser considerada a manutenção necessária, incluindo sua freqüência e quem será responsável pela tarefa. Lembre-se que um lago descuidado pode virar criadouro de mosquitos e sapos, tornar-se local de proliferação de algas prejudiciais, além de emanar mau cheiro.
Os lagos podem ser muito baratos e práticos, como os de fibra-de-vidro ou plástico, nestes modelos, basta escavar, instalar a peça e os equipamentos corretamente e pronto. No entanto, os modelos mais tradicionais e que permitem maior liberdade de criação de formas e profundidades são os de lona e os de alvenaria.
O tamanho do lago, em geral, depende muito da disponibilidade de espaço, dos recursos financeiros e do tempo livre para a futura manutenção. Depende também da coerência do conjunto casa, jardim e lago, devendo ser implantado de maneira que não fique desproporcional, ‘roubando’ toda a atenção ou desaparecendo em um canto do jardim.


As pedras se integram perfeitamente ao lago
Foto: Christiane Calderan

Escolha um local do terreno em que não haja tubulações subterrâneas de água, esgoto, assim como condutores elétricos, raízes grossas de árvores ou troncos podres. Caso haja alguma pedra não calcárea grande no lugar do futuro lago, procure integrá-la ao projeto que só ganhará com isso, em naturalidade e beleza.
Deve-se, por fim, respeitar o projeto da residência e do paisagismo, integrando o novo ambiente de maneira harmoniosa. De preferência, consulte um paisagista ou arquiteto que poderão criar, em conjunto, ambientes para receber os amigos, para leitura, descanso e outros fins.

Referência
• jardineiro.net
• Texto: Célio Maeda


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3082
Pontos Pontos : 4889
Reputação Reputação : 185
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 26
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro