Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 10/11/2015, 22:52

Olá a todos!

Pessoal estava querendo por plantas rasteira no meu aquário, e gostaria de saber dos colegas qual a melhor? Levando em conta que tenho acaras bandeira compondo a minha fauna...


Última edição por Uátyla em 24/11/2015, 23:58, editado 2 vez(es)
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Anderson Felipe 15/11/2015, 18:28

Olá Uatyla.
Plantas que não exigem muitos cuidados são as Eleocharis Mínima, E. Parvula, Brasiliense, Cuba entre outras...

Atente-se a uma coisa. Escolha a planta que deseja, após feita sua escolha procure, saber os requisitos básico para esta planta, por exemplo a Eleocharis Mínima, ela exige podas frequentes, uma iluminação adequada pois, caso contrario ela pode crescer muito devido a busca por iluminação ou até mesmo não conseguir se desenvolver corretamente. Podas devem ser feitas frequentemente, devido que conforme você apenas deixa crescer.. crescer.. vai acumulando resíduos em suas folhas e isto acaba gerando algas em folhas mais velhas então sugiro que as pode frequentemente; elas possuem uma tendência de crescimento observe e aprenderá a hora correta, além de que você ajudara no seu desenvolvimento e estimulara a criação de novos corredores...
A H.C Cuba, cresce de forma muito linda tomando todo o aquário, porém não deixe ela crescer sobre ela mesmo, acima de 3 camadas caso isso aconteça pode vir a morrer a parte que esta em baixo fazendo com que seu carpete flutue, perdendo seu ponto de fixação....

Muita atenção na escolha do seu substrato pois, se ele possuir uma granulometria muito pequena, pode haver uma compactação do substrato ou camada inerte, dificultando assim a proliferação da planta através de corredores...

Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 15/11/2015, 23:54

Pelo que vi a Eleocharis Mínima, vai fica mais interessante no meu aquário, a dúvida é ela cresce só para cima ou ela enraíza e cresce pros lados também?


Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar? Tropica-eleocharis-parvula

Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar? Eleocharis-acicularis
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 16/11/2015, 20:15

Boa noite!

Anderson vi alguns comentários muito interessante no site aquahobby.com de pessoas que já teve ou ainda tem Eleocharis parvula (Eleocharis Mínima) confira...



Esta é uma das plantas carpete mais resistentes e fáceis de cultivar que você pode encontrar. Eu a tive em um aquário que ficou totalmente negligenciado por vários meses, sem trocas d'água, fertilizantes ou CO2. Obviamente nestas condições ela não se alastra e forma carpete, mas no dia que eu finalmente resolvi dar um trato nele, debaixo de uma espessa camada de cianobactérias estava essa heroica plantinha sobrevivendo não sei como, e assim que o aquário estava em ordem novamente ela já começou a alastrar-se alegremente. Em condições ótimas ela forma um carpete belíssimo, denso e 'peludo', daí o nome em inglês Hairgrass. A manutenção deste carpete é bastante fácil já que, pelo tamanho natural dessa planta (~5 cm) e pelo seu enraizamento no substrato, ela não requer podas ou amarramentos regulares como outros carpetes, apenas requer que você fique de olho para onde ela está se alastrando, já que ela entra tranquilamente até mesmo nas regiões mais sombreadas do aquário. Quando comprei essa planta ela estava rotulada como Eleocharis minima, mas depois de pesquisar um pouco concluí que deve ser a E. parvula. Como eu 'espalhei' essa planta para o Enrico (foto acima) e vários outros colegas no Brasil, é bem provável que se você está com uma Eleocharis mínima parecida com essa da foto ela é na verdade a E. parvula também.
Contribuído por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Da minha experiência, e dos anos que eu mantive esta planta em Moçambique, estou de acordo que esta é uma planta de fácil manutenção. Então os meus aquários estavam ao ar livre protegidos do sol escaldante por uma ramada de maracujá. Em Portugal e em aquários iluminados com lâmpadas fluorescentes ao fim de alguns meses acabam por definhar. Durante alguns anos tive-a conservado no exterior até ao dia que no mesmo recipiente adicionei um nenúfar. Suponho que a sombra produzida por esta planta a condenou.
Contribuído por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu tenho o aquarismo como passatempo, tenho vinte aquários plantados em minha garagem e mais uns outros vinte onde eu cultivo algumas plantas para montagem de outros. Agora, depois de dois anos comprando e plantando mudas nos meus aquários, é que vim através de um amigo conhecer a Eleocharis parvula, ela não é a mesma da Eleocharis mínima. Comparei as duas, pois elas se parecem muito, até lojas especializadas em plantas aquáticas se confundem e vendem como se fosse a mesma planta. Mais a E. parvula é mais baixa (de 4 a 7 cm) enquanto a E. mínima cresce de acordo com a altura do aquário. Melhor ainda, a E. parvula não precisa de iluminação forte e forma o carpete pelo menos dez vezes mais rápido que a E. mínima. O aquário que eu plantei para testar foi de 55 litros com apenas uma lâmpada de 15 W, substrato de terra vegetal e barro vermelho à 50% de cada e cobertura de areião, e em duas semanas já estava praticamente todo fechado, soltando mudas para todo lado. Vale a pena fazer carpetes com ela, pois até onde a luz não chega, ela chega e é muito fácil de cuidar, principalmente com iluminação forte, pois com a luz fraca ela fica com uns 6 cm mas com forte ela fica baixinha e em nenhum caso precisa de poda. Dentre Glosso, Tenellus Amano e outros, com certeza é a melhor.
Contribuído por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Definitivamente a E. mínima não é ideal para formar carpetes. Tomando a fotografia acima como exemplo, talvez demore anos para formar um carpete tão denso e homogêneo como esse. Seus estolhos demoram muito para surgir e, quando surgem, desenvolvem pouquíssimas folhas mesmo em condições ideias para outras plantas. Se seu objetivo é formar um carpete parecido com o da fotografia acima, não se engane com a E. mínima, procure pela E. parvula pois, como já disseram, se desenvolve dez vezes mais rápido e, como ela é mais baixa, seu efeito é muito melhor.
Contribuído por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Adquiri esta planta pela Internet, em um maço pequeno. Por ignorância plantei o maço exatamente como chegou. Depois soube que devia ter espalhado os cabelinhos. Em uma nova montagem (usando lateria, húmus e areia), fiz da maneira correta e ela logo se espalhou. Este aquário tinha iluminação indireta do sol (ficava embaixo de uma janela). Depois de um tempo mudei o gramado para outro aquário que estava cheio de camarões-fantasma. Este foi o seu fim: foram todas devoradas. Espero ter oportunidade de encontrá-las novamente em alguma loja pois é uma planta incrível!
Contribuído por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Anderson Felipe 17/11/2015, 12:35

Olá Uatyla.

Eu usei e utilizarei em minha nova montagem para concursos 016.

Se você observar no meu aquario de 2014 postado aqui no forum, todo o aquario é de Carpete de E. Minima e E. Parvula.
Me pregunte o que você deseja saber sobre esta planta que lhe responderei...
Obs: Tenho ela criada em estufas que mantenho em casa... Cresce muito rapido! Em estado Emerso, agora submerso realmente demora um pouco, mas com os padroes exigidos ela se desenvolve rapido.
Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 18/11/2015, 19:42

Onde você comprou as suas? aqui na região onde moro é meio difícil de achar plantas boas.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Anderson Felipe 19/11/2015, 08:27

Todas as plantas são compradas pela internet... Em sites seguros e de confiança....
Não corro o risco de ter plantas com algas indesejaveis em minhas montagens..
Costumo comprar nos sites:
Aquasuzuki.com.br
Mbreda.com.br -> neste possuo patrocionio, onde compro com 30% de desconto qualquer item da loja.
Chakara Takeyoshi...

No site da Aquasuzuki.com.br, é de um dos maiores aquapaisagistas do Brasil o conhecido como "menino do dedo verde" Rony Suzuki, no proprio site, ou nos livros que o mesmo escreveu, e indico a bibliografia para todos aqui, que quiserem entender um pouco mais de plantas e inclusive de aquarios Plantados, Indico! Muito bom!
Bom, voltando, no site você irá encontrar diversas informações sobre plantas, lá existe um catalogo muito bacana de plantas que ele mantem em suas estufas no Paraná.
Acredito que suas duvidas quanto a plantas poderá de alguma forma serem sanadas e até mesmo será importante para suas futuras criações e projetos pesquisar antes me iniciar a montagem!

Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 19/11/2015, 23:58

Opa! Vou da uma olhada sim nesses sites, Vlw ai amigo já sei o que vou usar como carpete.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Anderson Felipe 20/11/2015, 20:45

Uatyla.
Se você se interessar por plantas bucephalandras tenho um colega do Vietnã que tem para venda....
O duro é o frete, ele cobra $30 Dólares só para envio para o Brasil...
O preço fica entre 3~20 U$ dólares.. isso que mata Haha...

São Lindas porém, o preço mata!

Olha, já vi aqui na internet.. em alguns sites vendendo pelo preço de R$205,00 muitooooo caroo, se for ver, compensa compra dele...
E para completar estão usando algumas fotos dele Haha...
flw!
Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Uátyla 21/11/2015, 00:08

Eu vou espera mais! To pensando em trocar de aquário pega um maior no ano seguinte, vou pesquisar direitinho, pois sei onde vende só o vidro de 200L por 150,00 novinho. Queria muito um de 300l.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Plantas Rasteiras qual a mais simples de cuidar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro