Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

3 participantes

Ir para baixo

Em Curso Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 3/10/2016, 01:35

Aqua 50x25x35 de 40L
Filtro atman hf 300
Termostato hopar 25w
E termômetro
5 neons cardinal
E 1 betta.
Quero colocar mais peixes. Além dos "lixeiros" 2 corydora, 1limpa vidro e 1 cascudo.  
Será q vou explodir a amônia e nitritos???
Superlotação. Não ciclei o aquário com artificiais, mas coloquei o acelerador de ciclo, será q fiz mal? Me disseram que já dava pra colocar peixes e controlar os níveis.
Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas 20161002_221926
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por SJorge 3/10/2016, 14:35

Boa tarde amigo, se me permite ajudar vou dar-lhe algumas dicas.

A quanto tempo está a rodar o aquário?

Neon - ph 6.8
betta - ph 7.0
coridora - cardume de 5 e substrato de areia - ph 6.8
cascudo - aquário de 100L no mínimo - ph 6.8 até 8.0
limpa vidro - só deve entrar no aquário quando existe alimento nos vidros, o que não é o seu caso - ph- 6.8

Todos esses peixes gostam de ambientes naturais como plantas verdadeiras e troncos. Os peixe de fundo e não lixeiros como você escreveu alimentam-se de ração específica e de algas .
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 3/10/2016, 20:21

A ideia inicial era de fazer um plantado, mas agora sei q vai ser mais dificil tentar colocar plantas vivas, no mmo aqua. Vou tentar ir montando outro. Esta rodando a uma semana com Stability. Minha preocupação foi q nao fiz a ciclagem direito, e estou receoso com a amônia e nitrito. Coridora tb são cardumeiros? Cascudo cresce muito? Vc acha melhor nao pega-lo e pegar mais corydoras??? E o limpa vidro era mais pra fazer uma "faxina" mesmo. Vou deixar para comprar um,caso haja necessidade. Obrigado pela ajuda.
Ah e essa quantidade de peixes não estaria superpovoando o aqua??? Mesmo aumentando o intensidade do filtro?



Meu filho de 3anos foi conosco na loja. Pegamos os equipamentos e o mesmo quis pegar os neons. Tive q acelerar o processo, pois havia deixado os neons em uma beteira de 3 litros com um mini filtro, até a ciclagem com Stability me dar uma condição melhor na água. Quantos peixes seria ideal colocar em um aqua de 40l? Caso eu superpovoe o aqua, niveis de amonia e nitrito podem ter variaçoes bruscas? So controlar com TPAs ou removedores de amonia direto no aqua?
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por SJorge 5/10/2016, 16:40

Vamos por partes...

1° Seu aquário não está ciclado e o perigo de perder os peixes é quase de 100%.
2° Nesse momento não deve comprar nenhum peixe, o ideal seria você não ter nenhum ainda. Não consegue devolver na loja e esperar pelo fim da ciclagem?
3° Você pode ter um aquário com plantas o que não significa que seja um aquário plantado (essa denominação só serve para aquário com substrato fértil e adição de Co2 e iluminação apropriada)
4° Coridora é cardumeiro mas não é indicada para 40L, e o cascudo cresce pelo menos 10cm podendo chegar a 40cm em aquários grandes. No seu caso como o aquário é muito pequeno o aconselhado é utilizar um ou dois caracóis para fazer a "limpeza" do aquário
5°A amônia vai concerteza ser um problema para o seu aquário, ela não aparece somente quando o aquário está superpovoado mas sim quando ela é produzida e não é consumida pelas bactérias que ainda não se proliferaram no seu aquário.
6° No tamanho do seu aquário aconselho ter endler guppy, não crescem mais de 2cm e são bonitos e ativos
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 6/10/2016, 09:18

Bom dia
Com a ajuda do Stability, consegui ciclar e estabilizar a água e com o amguard, livrar o aquario de amonia tóxica. Não sabia que era possível ter plantas sem substrato fértil. Mas teria que colocar pelo menos areia, não é? Darei uma estudada no assunto. Caracois são legais, mas nao alteraria a rotina de limpeza e tpas? Ou nao muda nada ? Faço da mesma forma? Venho conseguido controlar os indices de amônia e nitrito, com os produtos (stability e amguard). Montei uma listinha com os peixes que gostaria de colocar com o betta no comunitario. Alem dos 5 neons que ja estão lá, pensei em coridoras, um casal de platys, colisas, tetra negro ou algum outro tipo de tetra, bem pacífico. Sei que ciclídeos não da. Desisti do cascudo. Alem das coridoras, que vc disse nao ser bom para o tamanho do aqua, existe mais algum tipo de peixe de fundo, limpador???
Agradeço, mais uma vez pela ajuda e paciência em me ajudar.
Sei que devido à ansiedade e impaciência, pulei umas etapas importantes, mas tomara que dê certo e eu possa manter os peixes bem no aqua novo. Na embalagem do stability e do amguard falam que é para uso em aquarios novos. Tomara que mesmo com esses erros primários, eu consiga manter a agua em níveis bons para os meus peixes. Vou deixando um feedback de como anda a situação do aqua, com o passar dos dias.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por SJorge 6/10/2016, 12:05

Como eu disse, para o limpar o fundo deve usar somente os caracóis, e tpa com sinfonagem. Quanto a peixes você já tem o suficiente para esse aquário (6 peixes), infelizmente não dá para colocar mais nada.
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 7/10/2016, 07:10

Obrigado pelos conselhos, verei se consigo colocar uns 2 caracóis.



Obrigado pelos conselhos, verei se consigo colocar uns 2 caracóis.



Para minha surpresa minha esposa havia comprado 1 coridora, 1 casal de platys, 1 casal de colisas a mais. Superpovoando o aqua nao ciclado totalmente. Pra piorar tivemos uma infestaçao de ictio, o hospedeiro era o betta. Montei um hospital, aumentei a temperatura para 29 graus e coloquei anti ictio na agua. Melhorou um pouco e deixarei em quarentena. E vou fazendo a ciclagem direito no principal. E neons morreram por causa do ictio. Amonia e nitrito estáveis, com a colocaçao do stability da seachem. No principal, vou deixar estourar a amonia e nitrito, para q possam zerar e fechar o ciclo. Sei q ainda tenho a possibilidade de perda de mais peixes. Mas estou fazendo o possível para mante-los bem. Farei o tratamento e vou ciclando o outro. Vamos ver no q vai dar. Atualizarei os acontecimentos, assim q forem acontecendo. Tomara q consigamos ciclar e manter a qualidade da água boa para os peixes. Tratarei o betta depois dos outros peixes. Sera q eu tenho q esperar 30 dias apos a desinfestaçao de ictio dos outros peixes? Ou como é a mma doença e o hospedeiro é o betta, posso tratar no mmo hospital? Apos a cura dos outros?



Estou mantendo os peixes no aqua hospital, e tentando ciclar melhor o principal. Fiz o teste agora a noite e ph 7. Temp 28 amonia 1ppm e nitrito 0,25. Baixei com amguard da seachem.
No hospital, com Labcton ictio. 1gota/2L. Os neons morreram os 5. O betta esta na casa dele de novo 3 L(sei q nao é o ideal, mas devido a minha inexperiência no aquarismo...) Ciclarei o principal com amoníaco de farmacia e stability. Mas preciso de mais midias biologicas alem das que vem no filtro? Atman hf300? Tem midias melhore no mercado???



Sjorge obrigado pela ajuda. Li uns comments sobre ciclagem em um outro forum. Deve ser vc mmo.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 11/10/2016, 20:29

Boa noite Raul!

Perdoe-me por não ter lhe ajudado antes, meu pc deu problema desde o dia 25 e só conseguir um novo hoje, mais vocês esta sendo muito bem orientado pelo S.Jorge!

Bom para que eu possa lhe auxiliar melhor, qual a situação do seu aquário agora?
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 17/10/2016, 14:23

Hoje esta fazendo 15 dias do inicio da ciclagem. Coloquei uns aceleradores biologicos stability, o nitrito esta subindo, o q indica q esta ciclando. Os peixes tirei e coloquei em um aqua hospital de 12 litros. Ta apertado pros 8 peixes. 2 colisas, 2 platys, 3 tetras negro e a corydora. Platys estao bem, a ciclagem acabando ja os tiro de la e vao pro principal. Ja me disseram q corys nao lidam mto bem com labcon ictio. Tetras negros estao com a doença dos pontos pretos, que pode ser má alimentaçao, ou má qualidade da água. Pra mim é isso, uma vez q nao esta ciclado e a agua q inseri do principal tb nao estava. Estao sobrevivendo, graças a Deus. As colisas estao com a parte inferior branca, desbotada to achando q é oodinose, o mesmo q tem o betta que inclusive ja esta separado no aqua dele. Ta dificil de tratar as colisas e os tetras negros. Quero fazer a ciclagem direito agora no principal que esta desabitado. Nao quero que meus peixes apenas sobrevivam, quero lhes dar uma otima moradia e quero que eles vivam bem ao invés de sobreviverem. Como devo tratar oodinose? Com labcon ictio? La na bula esta falando para usar o dobro da dosagem usada pra ictio. Sera q nao vai dar overdose nos peixes? Melhor fazer em um pote de sorvete? Uma vez q colisas tb nao precisam de ar, assim como os bettas?
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 17/10/2016, 20:42

Então alguns peixes ficam pálidos quando estão stressados, já a doença oodinose ate onde sei fica tipo um veludo na cor de algodão, ai você faz o tratamento a parte.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 19/10/2016, 00:32

Sem baixas, até agora. Venho fazendo sifonagem de fundo do hospital, diarias. E tpa de 10/20%. Melhora a oxigenação, diminui possiveis amonia e nitritos, alem do stability e amguard, somente em caso de explosao de amônia e percepção de letargia do(s) peixe(s) . Nitrito no principal, BOMBANDO. Só estou esperando zerar e passar os guerreiros sobreviventes pra lá. Sem esquecer de aclimatar, mix das aguas,...
Vamo q vamo Eu falo pros peixes aguentarem firme que eu ja vou dar melhores condições para eles. Eles sabem que voltarão pra lá. Ja ja serão mega felizes. Mas, no pain, no gain. Estao sofrendo, coitados. Mas jurei pra mim e pros peixes, que não mediria esforços para mantê-los. E deixá-los viver, ao invés de sobreviver.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 19/10/2016, 08:05

Certinho! Com ajuda de aceleradores e si você tiver boas mideas filtrantes com uma semana já si forma uma colônia de bactéria, porem tem que ter o equilíbrio do aquário, mais fique tranquilo logo logo ele estará equilibrado!
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 19/10/2016, 10:24

Coloquei siporax mini no filtro, depois da placa de perlon e carvão do proprio filtro, ja troquei o refil uma vez. Tentei colocar mais perlon, mas meio q entupi o filtro. Retirei e deixei so a plaquinha. Li em um outro forum, que pode-se fazer um filtro FVM com uma embalagem de ração. Faz varios furinhos no pote e. Joga perlon la dentro, adapta a ponta de captação de água do filtro com o potinho. Aí da pra tirar a plaquinha do perlon/carvão e lotar de midias filtrantes. Vou ver se experimento, pois a agua captada ja vai limpa de residuos pro filtro, alem da manutenção ficar facil, so tirar o potinho e trocar o perlon. Vou dando um feedback da situação da ciclagem e do hospital, assim q tiver novidades. Mais uma vez agtadeço a grande ajuda que venho recebendo de vcs todos, companheiros de aquarismo e amigos do forum.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 22/10/2016, 23:26

Ok! Nos mantenha sempre informado! =)
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 30/10/2016, 22:32

Depois de um sumiço, voltei
29o dia de ciclagem. Nitrito ainda alto. Os peixes estão bem,no aqua hospital. Tive uma perda, um colisa entrou no perlon que coloquei no tubo de sucção do aerador, e foi-se. A outra colisa qdo o viu, foi correndo pra cima e meio que "prestou um luto". Me deu uma puta dó. E recoloquei outro para ela, graças a Deus, se deram bem.
Estou com um tronco em tratamento. E algumas plantas, passadas por 1 hr no labcon clean e vou deixar até 4a ou 5a feira, qdo me chegam outras plantas, assim evito de mexer no substrato 2x. Mesmo com o stability, na 1a semana, está demorando para descer o nitrito e completar a ciclagem. Vamos aguardar.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 31/10/2016, 10:03

Nitrito é assim mesmos, mais logo logo ele estabiliza!
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Raul Nishihata 6/11/2016, 19:55

Boas novas. Enfim o aqua ciclou, agora com um pouco de estudo, sei pq demorou. Troquei uma das placas de filtragem, enfim.  
Ciclou, as plantas chegaram. Montei um layout provisório.
Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas 17154  
Ainda falta o tronco. Nao enterrei as anubias (coloquei um peso de planta artificial segurando) e as samambaias windelov estao na pontezinha. ( A esposa nao deixou eu tirar).  Agora,  sei la onde vou colocar a madeira de uns 25cm. Só um toco. Tamanho do antebraço.
Fz a ambientação dos peixes em saquinho e bora la pro aqua principal. Pensei comigo: os coitados ja estavam em uma água zuada no hospital, com nitritos e amônia altas e controlando com amguard seachem e stability seachem e sera nitrivec( q são praticamente iguais, na função).
Baixei o ph com acid para igualar com o do hospital. E mandei ver. Estou de olho nos peixes. Amonia e nitrito zero. Logico q estao melhor lá. Mas tomando um cuidado para não desestabillizar a recém ciclagem. Estou botando uma fé nas plantas e na corydora e o casal de colisas. Completando a fauna, + 2 platys (casal e grávida), e 3 tetras negros. Vamos ver se consigo tamponar neutro.
Raul Nishihata
Raul Nishihata
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19
Pontos Pontos : 25
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 20/09/2016
Idade Idade : 46
Localização Localização : São Paulo
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Uátyla 9/11/2016, 00:15

Boa...
Agora quero ver fotos do aquário como está, uma dica tetras são peixes de cardume, então quando tiver tudo em ordem pode adicionar mais 3 sem medo, as corydoras a mesma coisa, tem que ter ao menos 5 indivíduos da mesma espécie. No mais fico feliz por esta fazendo tudo certinho! Logo logo seu aquário vais está ai nos dando inveja. =)
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Comecei com 2 bettas e montei um comunitario com 1 dos bettas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro