Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês

Últimos assuntos
» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

» 480 L Ciclídeos Africanos
por Uátyla 11/8/2017, 00:05

» Já imaginou um lago de carpas na sala de estar?
por Altair 9/8/2017, 15:42

» Olha que legal galera!
por Altair 29/7/2017, 17:25

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Ciclagem sem Peixes

Ir em baixo

Matéria Ciclagem sem Peixes

Mensagem por Thiago Marques em 2/9/2013, 20:53

Olá amigos!
O Moderador Thiago tinha pstado um link para ajudar um membro, com uma dúvida com relação a ciclagem e lendo o link decidir postar diretamente aqui no fórum Vida de Aquarista, com os devidos créditos ao fórum de origem, pois acredito que vai ajudar muitos aquaristas.
O tópico será considerado como artigo, então será "Bloqueado", em caso de Dúvidas, abra um tópico em "Dúvidas Frequentes"., que a nossa equipe ira orientar o mesmo.

A ciclagem de um aquário é um processo que ocorre no início de uma montagem. É basicamente a formação, fixação e maturação das bactérias capazes de metabolizar amônia até sua forma menos tóxica, que é o nitrato.

Essas bactérias se resumem basicamente às Nitrosoma e às Nitrobacter, e ficam-se em todas as superfícies disponíveis dentro do aquário, mas sua maior e mais importante concentração, cerca de 85%, está localizada nas mídias biológicas dos filtros. Esse processo ocorre em praticamente toda porção de água e independe da vontade do aquarista.

No aquário, que é um ambiente fechado, ela ocorre basicamente da seguinte maneira:

- Primeiramente a urina, as fezes, os restos de alimentação que não foram consumidos, restos de plantas, de invertebrados e até de peixes mortos são atacados por bactérias e entram em decomposição. Como resultado dessa decomposição é gerado a amônia.

- A amônia (NH3/NH4) é então consumida por bactérias do gênero Nitrosoma e então é convertida em nitrito (NO2);

- O nitrito então é consumido por bactérias do gênero Nitrobacter e então é convertido em nitrato (NO3);

- O nitrato é finalmente eliminado por meio de trocas parciais realizadas pelo aquarista, de mídias especiais para este fim e de forma discreta é consumida pelas plantas.

Tanto a amônia quanto o nitrito são substâncias extremamente tóxicas capazes de matar peixes em poucas horas e no caso de não matá-los de imediato, causar danos com sequelas irreversíveis. E é por isso que é muito importante ter um aquário ciclado corretamente para poder receber os primeiros peixes.

Muitos aquaristas utilizam peixes resistentes como Paulistinhas, Platys, Matogrossos e Kinguios para ciclar seus aquários o que é uma prática condenável por 3 motivos principais:

Não é segura muito menos realmente eficiente: as colônias de bactérias se formam tão precariamente que qualquer alteração no aquário como acréscimo de peixes/plantas é capaz de desequilibrá-lo, devido a sua instabilidade. A colônia se obriga a adequar-se a quantidade de dejetos e demora certo tempo para conseguir um equilíbrio. E durante esse tempo tanto amônia quanto nitrito atingem picos letais aos peixes, por isso que é comum ter baixas colocando-se peixes diretamente após a montagem sem esperar o aquário ciclar;

 Causa sofrimento aos peixes ditos como "Cicladores": Não é por que resistem à essas substâncias tóxicas que não sintam dor. A amônia queima a pele e causa inúmeros outros danos, guelras danificadas, muco protetor danificado, nadadeiras roídas, etc. Todos os demais peixes morreriam no lugar destes outros, que só não padecem exatamente por serem resistentes;

É um método muito demorado, tendo uma duração de aproximadamente 30 à 65 dias.

Para uma melhor compreensão e também para um estudo mais aprofundado sobre o assunto, recomendo a leitura do tópico fixo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Felizmente uma prática tem se popularizado e ganhando cada vez mais adeptos: a ciclagem sem peixes. Trata-se de uma técnica que consiste na não utilização de peixes para ciclar um aquário. Usa-se como substituto a aplicação de amoníaco comum, encontrado em farmácias.

Materiais necessários para realizar a Ciclagem SemPeixes:[/b]

- Aquário devidamente montado e equipado, em pleno funcionamento, sem peixes e com um filtro adequado ao seu volume;

- Amoníaco comum facilmente encontrado à venda em qualquer farmácia;

- Um Conta Gotas comum;

- Teste de Amônia;

- Teste de Nitrito.




Como realizar a Ciclagem Sem Peixes[/b]:[/b]

1) Montar o aquário normalmente, com substrato, pedras/troncos/raízes e demais decorações. Preencha o aquário com água e ligue os equipamentos. Atente para duas coisas importantes: não plantar agora o aquário, isso será feito mais tarde e regular a temperatura do termostato entre 28 à 32°C. Uma temperatura alta garante um melhor e mais rápido desenvolvimento das bactérias do ciclo biológico;

2)
Usando o conta gotas, adicionar aos poucos o amoníaco e ir fazendo testes de amônia até que ela denuncie algo em torno de 5 ou 6 ppm. Deixar as lâmpadas sempre desligadas e anote quantas gotas usou;

3) A cada dia medir os níveis de amônia, que por um tempo não apresentarão nenhuma mudança. Após algum tempo, ela começará a diminuir;

4) Quando começar a diminuir, devemos tratar de repor usando conta gotas, mas não há necessidade de alcançar valores acima de 3 ppm. O ideal é 2 ppm (mais ou menos a metade do número de gotas da primeira aplicação). Deixar sempre esse nível constante, repondo amônia sempre que necessário;

5) Logo que a amônia começa a baixar (até zerar em 24 horas), o nível de nitrito começa a subir. Medindo usando os testes de nitrito, observa-se que chegará a um ponto que ultrapassará a tabela (mais de 5 ppm).

6) Seguir a rotina de medir a amônia, mantendo-a sempre em aproximadamente 2 ppm. Medir sempre também o nitrito, quando for ele que começar a diminuir, a ciclagem estará chegando ao fim.

7) Para saber quando a ciclagem está pronta é só verificar os resultados dos testes: Quando em menos de 24 horas os valores de amônia e nitrito estiverem zerados, significa que a colônia atingiu uma proporção suficiente para processar a amônia gerada pelos primeiros peixes. Todo esse processo de ciclagem dura em média de 30 até 45 dias no máximo;

8) Quando o item anterior acontecer, realize uma troca parcial de água de 50 % para retirar o excesso de nitrato gerado pela ação das bactérias. Feito isso adicione a quantidade da primeira dose de amoníaco usada e esperar um dia. Se no outro dia (menos de 24 horas, no caso) a amônia e o nitrito estiverem zerados, faça mais uma troca de 50% de água e poderá colocar tranquilamente os peixes e as plantas. Não se esqueça de adequar e regular a temperatura do termostato de acordo com os peixes que você terá, a média é de 25 à 28°C;

9) Se surgirem algas marrons, não é motivo para se preocupar, quando o sistema de iluminação estiver em uso, elas desaparecerão.

Explicação:

- Ao colocar amoníaco você está substituindo de forma segura e eficiente a presença dos peixes;

- A temperatura alta e o escuro estimulam a formação das colônia de bactérias;

- O filtro em funcionamento servirá de berço para a maior e mais importante quantidade de bactérias;

- Quando a amônia começar a diminuir e o nitrito aumentar significa que as bactérias Nitrosomas estão se desenvolvendo;

- Quando o nitrito começar a diminuir significa que as Nitrobacter estão se desenvolvendo;

- Amônia e nitrito zerado indicam uma colônia de tamanho suficiente para dar conta de uma população imediata de peixes;

- Não se planta no começo pois para isso é necessário ligar as lâmpadas do aquário: com muitos nutrientes em suspensão e muita amônia disponível, a chance de ter um aquário infestado de algas é muito grande.

Existe também a possibilidade de ciclar plantando logo o aquário e o iluminando, mas daí se faz necessárias algumas ações: plantar muito densamente o aquário; usar plantas de metabolismo rápido (Cabombas, Elódeas, Rabos-de-Raposa, Valisnérias, Samambaias-d'Água), realizar de vez em quando algumas trocas parciais de água para retirar o nitrito (atrasa a ciclagem mas impede o desenvolvimento demasiado de algas verdes).

As plantas em grande quantidade e de crescimento rápido disputarão a luz, os nutrientes e o gás carbônico com as algas, e se estiverem como recomendado anteriormente, ganharão a disputa.

Uma boa opção para os mais impacientes é a utilização de aceleradores de biologia, que nada mais é do que uma mistura das bactérias responsáveis pela filtragem biológica (inóculo). Se for usado corretamente, diminui o tempo de espera em mais ou menos 15 à 20 dias, tornando-se uma tentadora oferta.

Indiferentemente de ciclar usando ou não plantas (apesar de ser aconselhável não ciclar com plantas), você estará garantido uma perfeita colonização de bactérias nitrificantes, garantindo aos habitantes do aquário uma água livre de compostos nitrogenados. Pode parecer difícil no começo esperar um mês para isso, mas todo aquarista deve cultivar a paciência e pensar que um aquário bem montado dura anos, então o que são 30 ou 35 dias, não é?


Fonte: Aquapeixes


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





Thiago Marques
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 691
Pontos Pontos : 827
Reputação Reputação : 58
Data de inscrição Data de inscrição : 03/05/2013
Idade Idade : 32
Localização Localização : Presidente Venceslau-SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Matéria Re: Ciclagem sem Peixes

Mensagem por Uátyla em 5/9/2013, 11:55

Tópico Bloqueado de acordo com as novas normas de artigos, quais quer dúvida abrir um novo tópico, em "Dúvidas Frequentes."


A Moderação Aconselham que


 
Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja sempre ativo no fórum.
Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





avatar
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3092
Pontos Pontos : 4903
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 28
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro