Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Dica para Aquário Plantados

Ir para baixo

Em Curso Dica para Aquário Plantados

Mensagem por Uátyla 28/3/2013, 20:57

Fonte: AquaHobby

A primeira coisa que a minha experiência permite dizer é que manter plantas saudáveis é essencialmente nada diferente ou mais complicado do que manter peixes saudáveis. Tudo que precisamos perceber é que, assim como os peixes, plantas são seres vivos que vão prosperar contanto que as suas necessidades básicas sejam razoavelmente satisfeitas. Assim como peixes, existem espécies resistentes que facilmente toleram condições menos favoráveis ou erros por parte de um iniciante, e existem espécies muito sensíveis recomendadas somente para o aquarista mais experiente. Este artigo vai descrever um procedimento simples e barato que permite a qualquer um rapidamente montar um aquário plantado bem sucedido. Mas primeiro, vamos discutir alguns detalhes a respeito da escolha do tanque e outros equipamentos que você vai usar.

Dimensões do Tanque
Como você sabe, aquários vêm em todos os tamanhos e formas. A coisa mais importante a considerar quando se escolhe o tanque é que ele não deve ser muito alto. Isso porque a quantidade de luz que uma planta efetivamente recebe decresce rapidamente com a profundidade da água. Para um primeiro aquário, alturas entre 30 e 45 cm são adequadas, e um volume total entre 50 e 200 litros será apropriado para permitir um paisagismo rico sem gastar muito dinheiro.

Outro detalhe que vale a pena levar em conta é o comprimento do tanque. Como o melhor tipo de iluminação para aquários plantados simples são os tubos fluorescentes, e eles vêm em comprimentos padrões (veja tabela abaixo), idealmente um aquário deve ser apenas um pouco mais comprido do que um desses valores, e nunca um pouco menor. Isso ajuda a reduzir o custo da iluminação, e otimiza a distribuição da luz por todo o aquário.

Alguns Tubos Fluorescentes Padrões

Tamanho (cm) 45 60 90 120
Potência (W) 15 20 30 40

Iluminação


Provavelmente, o fator mais importante no sucesso de um aquário plantado seja a iluminação adequada. As referências mais comuns usadas em aquários plantados simples são deixar as luzes ligadas cerca de 10-12 horas por dia, e usar pelo menos 1 Watt de luz fluorescente para cada 2 litros de volume do tanque. Portanto se você tem um aquário de 120 litros você precisaria pelo menos 60 W de iluminação fluorescente (três tubos de 20 W, ou quatro de 15 W). Outro fator a considerar é o tipo de tubo fluorescente. Existem várias marcas e modelos diferentes no mercado, mas os tubos do tipo "Luz do Dia" (encontrados em qualquer loja de material elétrico ou construção), funcionam muito bem e são muito mais baratos do que os tubos especializados. Portanto se você está disposto a investir em uma iluminação especializada ótimo, mas também pode optar por uma mistura de especiais e comuns, ou até mesmo só comuns.

Filtragem

Embora não seja impossível, manter plantas saudáveis com um Filtro Biológico de Fundo (FBF) não é recomendável porque este tipo de filtro (aquelas placas que ficam embaixo do cascalho com uma torre indo até a superfície) prejudica o crescimento das raízes e limita a escolha de cascalho e o uso de aditivos para as raízes. Se o seu aquário já está montado com um FBF, tudo bem. Faça uma tentativa, e se você não estiver obtendo os resultados desejados considere desativá-lo (isto deve ser feito com cuidado, principalmente se o aquário estiver funcionando há muito tempo e tiver muita sujeira acumulada no cascalho). Mas se você estiver montando um aquário novo, você deve definitivamente dar preferência a outros filtros. Para aquários menores, filtros externos (aqueles que ficam pendurados na borda do vidro) funcionam muito bem e não custam muito caro. Para aquários maiores. filtros tipo canister (filtros independentes, com mangueiras retirando e devolvendo água para o aquário) são excelentes opções. Filtros tipo Wet-Dry e Trickle devem ser evitados porque o maior contato com o ar causa a remoção de CO2 da água, e este é um ítem importante como veremos abaixo. Um guia comum para ajudar a dimensionar a filtragem é que ela deve circular cerca de 5 vezes o volume do aquário por hora. Portanto um aquário de 120 litros deve ter uma filtragem que circule cerca de 600 litros/hora. Muito menos que isso podem acumular-se sujeiras e toxinas, muito mais que isso pode haver excesso de movimentação da água e as plantas não gostam disso.

Cascalho

Se o seu aquário usa um FBF, você está limitado a cascalho com pedrinhas de cerca de 1 cm ou mais de tamanho (para que a água possa fluir bem através dele), e não pode usar aditivos nele porque este filtro os remove do cascalho e joga para dentro da água. Sem um FBF, você tem várias opções de cascalhos finos e areias. Idealmente, aquários plantados devem ter uma camada de 5-8 cm de cascalho com granularidade de 1-3 mm. Se a sua intenção é criar um aquário com visual natural, você deve obviamente escolher um cascalho que pareça natural (geralmente tons de marrom ou cinza). Ele também deve ser neutro, isto é, não interferir com o pH e a dureza da água. Aditivos de cascalho ricos em ferro são altamente recomendáveis para um prolongado crescimento de plantas. Laterita também é uma excelente opção (um tipo de cascalho natural rico em ferro).

Suprimento de CO2


O CO2 é outro fator essencial no crescimento de plantas, porque ele é um dos ingredientes básicos da fotossíntese. Ele dissolve muito facilmente em água, e qualquer aquário sempre vai ter alguma quantidade dele. Dependendo da sua montagem, (tipo de filtragem, parâmetros da água, número de peixes, etc.), esta quantidade natural pode ser suficiente para fornecer às plantas o que elas necessitam, ou pode ser tão pouco que ele se torna o fator limitante no crescimento delas. Neste caso você precisa aumentar a quantidade artificialmente, com um injetor de CO2. Existem injetores comerciais altamente sofisticados e caros no mercado, mas para um aquário simples temos uma solução muito criativa e barata: o injetor de CO2 caseiro. É uma mistura de fermento biológico e açúcar, colocado em uma garrafa plástica de refrigerante. À medida que o fermento se alimenta do açúcar, CO2 é produzido e injetado no aquário com uma pedra porosa. Informações mais detalhadas sobre CO2 podem ser encontrados em outro artigo nesta seção.

Nutrientes

Como qualquer outro ser vivo, as plantas precisam de nutrientes para executarem as suas funções biológicas básicas. Os 3 nutrientes mais importantes para qualquer tipo de planta são o nitrogênio, o fósforo e o potássio (N-P-K), por isso os fertilizantes de jardim são feitos com compostos contendo estes elementos, chamados macronutrientes. Porém, a água do aquário tende a naturalmente acumular grandes quantidades de N e P, na forma de amônia, nitratos, fosfatos, etc, e um excesso destes compostos tende a causar uma variedade de problemas (intoxicação dos peixes, crescimento excessivo de algas, flutuações de pH, etc), portanto os fertilizantes de aquários devem ter grandes concentrações somente de K. Obviamente, vários outros elementos são usados em menor quantidade mas também são essenciais. Estes são chamados de micronutrientes ou elementos traços: Fe, Zn, Mg, Mn, S, B, e outros. Existem vários bons fertilizantes para aquários que fornecem todos esses nutrientes nas quantidades apropriadas, que você compra e "dá de comida" para as plantas da mesma maneira que faz com os peixes. Só que com a vantagem de em geral só precisar fazer isso umas poucas vezes por mês, e não todo dia.

A montagem do aquário

Agora que passamos pelos requerimentos básicos, aqui está um procedimento passo a passo para montar um aquário plantado simples e duradouro. Tenha em mente que isso é apenas um guia...como sempre acontece no nosso hobby, existem várias maneiras de se fazer a coisa certa (e muitas outras maneiras de fazê-las erradas!


Escolha o seu tanque, meça as dimensões e calcule o seu volume. Dê preferência para tanques com 30 a 45 cm de altura. Lave as laterais com uma esponja nova e água de torneira pura. Coloque o tanque na sua localização definitiva, preferivelmente onde ele poderá receber uma boa quantidade de luz solar indireta, mas nenhuma luz solar direta.

Instale os tubos fluorescentes e acessórios na tampa, totalizando pelo menos 1 Watt para cada 2 litros de volume do aquário. Escolha o tubos mais longos possíveis, que ainda caibam dentro da tampa. Use somente tubos tipo "Luz do Dia", ou troque um mais deles por um tubo especializado tipo AquaGlo ou Gro-lux, que favorece o cescimento de plantas e realça a coloração de muitos peixes. Se possível, mantenha os reatores das lâmpadas do lado de fora da tampa para evitar o aquecimento excessivo, e instale um interruptor para cada tipo de lâmpada...é interessante poder controlar a quantidade e o tipo de iluminação em diferentes horas do dia.

Escolha o seu equipamento de filtragem, de acordo com as sugestões acima, e monte nos lugares apropriados. Se possível, dê preferência a dois filtros menores e independentes, do que um único filtro maior. Isso torna as coisas mais fáceis para você e mais seguras para o seu aquário - se um dos filtros entupir ou parar de funcionar você não perde toda a capacidade de filtragem.

Selecione o seu cascalho e lave-o muito bem em água corrente, até que ele não turve mais a água. Encha o fundo do tanque com 3-5 cm de cascalho. Adicione a quantidade recomendada de um aditivo de cascalho comercial e misture bem. Depois cubra a mistura com o cascalho restante, até completar 5-8 cm de cama. Ele geralmente fica melhor quando distribuído irregularmente pelo aquário, ou decrescendo de trás para frente.

Encha o tanque com água até cerca de metade da altura. Esta pode ser água de torneira desclorificada ou, melhor ainda, água de um aquário maturado que você sabe estar livre de toxinas e doenças. A maioria das plantas se dão melhor em águas com temperatura de 20-28oC, pH entre 6,4 e 7,2 e dureza baixa (mole) até moderada. Portanto estas devem ser as suas metas.

Selecione as suas decorações - pedras, troncos, baús de tesouro, o que for - e coloque a sua mente criativa para funcionar no paisagismo. Tenha em mente que qualquer coisa colocada na parte de trás do aquário vai logo ficar escondida por plantas em crescimento. Um artigo mais detalhado com dicas de decoração estará disponível no futuro, assim como um artigo separado sobre a preparação de troncos para uso em aquários.

Encha o restante do tanque e ligue os filtros. A água pode ficar meio turva logo de saída devido ao cascalho, ou em alguns dias devido a um surto de bactérias. Isto é normal, apenas deixe o aquário rodando por si só por alguns dias até as coisas se assentarem.

Se tudo estiver indo bem e a água limpa, você está pronto para introduzir as primeiras plantas! Mais uma vez, coloque a sua criatividade para funcionar. Detalhes sobre os tipos de plantas e as suas características podem ser encontrados na seção Jardim, aqui vou apenas recomendar que você escolha algumas plantas resistentes e de crescimento rápido para começar - Hygrophilas, Cabombas, Vallisnerias, Sagittarias, Elodeas, Samambaia de Java, e várias outras são bons começos. Existem alguns ótimos sites internacionais por aí que você pode usar como referência e inspiração, veja a página Plants and Planted Tanks na seção de links internacionais deste site, ou o índice do Aquascaping Web Ring. Não plante o aquário inteiro logo de cara...deixe espaço para outras espécies que você possa querer introduzir no futuro. À medida que suas plantas crescem, você também vai ter o prazer de se ver criando seus próprios maços com as suas podas, e replantando-os nos seus aquários ou doando para amigos. Quando a sua plantação inicial estiver feita, aplique um fertilizante líquido de manutenção de acordo com as instruções, e depois continue a usá-lo na dosagem e na frequência recomendadas na embalagem.

Depois de algumas semanas (veja o artigo sobre o Ciclo do Nitrogênio), seu aquário estará pronto para receber alguma vida animal (se você quiser, é claro...mas as pessoas raramente mantém aquários estritamente só com plantas). O número de opções aqui é simplesmente grande demais para caber em um artigo ou mesmo em um único livro, e na verdade é mais uma questão de preferência pessoal. Não é preciso dizer que você deve escolher criaturas que não vão comer as suas plantas...e a questão de compatibilidade de peixes e plantas também é bastante ampla. Portanto mais uma vez, o melhor a fazer é olhar por aí, perguntar, comprar livros e aprender com as experiências de outras pessoas. A seção Galeria tem exatamente esta finalidade. Idealmente, um aquário plantado deve ser escassamente povoado, ficando folgadamente abaixo do limite de 1 cm de peixe para cada 30 cm2 de superfície da água, a mais popularmente aceita referência de população.

Em breve você deverá começar a ver o aparecimento de algas na decoração, folhas, vidros, etc. Isto é praticamente inevitável e até benéfico para o aquário, contanto que seja mantido sob controle. Por isso é uma boa idéia introduzir alguns bons comedores de algas para ajudá-lo nesta tarefa. Algumas das escolhas mais populares são os Cascudos e outros Peixes-Gato com boca de sucção (fique com os pequenos, alguns chegam a crescer bastante), Algae Eater Siamês, Flying Fox e outros Labeo's, Platis e outros vivíparos, e certas espécies de Caramujos e Camarões.

Depois de mais algumas semanas você deve começar a sua rotina de trocas parciais de água. Quanto trocar e com que frequência depende de muito fatores, mas a maioria das pessoas trocam 10% a 30% do volume a cada 1 a 4 semanas. É sempre melhor trocar quantidades menores com maior frequência...como alguém já disse: "É impossível fazer trocas d'água demais."
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro