Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Matéria - Troncos para Aquário

4 participantes

Ir para baixo

Matéria Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Uátyla 22/9/2014, 09:19

Não podemos duvidar: os troncos são elementos que proporcionam grande beleza e rusticidade aos aquários bem montados e ambientados. Estamos falando dos troncos verdadeiros, de árvores que morreram e permaneceram submersas, não os troncos artificiais, de plástico, argila e outros materiais fabricados pelo homem. Troncos em um aquário plantado seria muito fácil aconselhar o amigo iniciante que deseja um belo tronco em seu tanque a comprar um em uma loja. O problema é que são poucas as lojas que dispõem desses elementos ornamentais em boas condições, e a preços acessíveis. Muita gente, então, parte para procurar um tronco por conta própria, inclusive entrando em matas e florestas e conseguindo o pedaço de madeira mais acessível possível. A preferência do senso comum é obter galhos ou raízes secas, levá-los para casa e após alguns dias de “tratamento”, colocar logo no aquário. Quando começam os problemas, o aquarista desavisado vai procurar ajuda, sem saber muito o que fazer. É um grande equívoco colocar troncos achados em matas direto no aquário, sem o devido tratamento: esses objetos podem criar mofo e fungo, bem como estragar a água, alterando sua cor e mesmo apodrecendo, desequilibrando o sistema. Não basta ferver, colocar em solução salina, nem deixar alguns dias dentro d´água, quando o tronco ás vezes nem afunda. Não é esse o tratamento apropriado para essas madeiras encontradas nas matas. Já vi quem colocasse troncos de goiabeira ou mangueira que cortou no quintal para fazer troncos de aquário, algo totalmente desaconselhado (mesmo que a madeira tenha sido cortada há um ano, ainda estará “verde” para ser introduzida no aquário). Pior é trazer madeira degradada, cheia de cogumelos, para “tratar” em poucos dias, e achar que está pronta para figurar em aquários.

Matéria - Troncos para Aquário New_Aqua

Os conselhos que posso deixar aqui sobre troncos para aquário são básicos, mas úteis:

a) De preferência, utilize troncos que já estejam há tempo dentro d´água. Os melhores troncos são provenientes de rios, açudes, mangues, estuários de rios, ou mesmo de mar, caso possível. Estes já estarão “quase prontos”. Conheci uma loja em que os troncos à venda eram coletados de mangues, e ficavam dentro de uma caixa d´água de amianto imersos em água bem salgada, para desinfetar e evitar larvas de mosquito. Nesse tanque, a água era da cor de chá mate, bem escura, pela quantidade de troncos que havia.


b) Observe se a madeira está com mau cheiro. Se estiver, descarte o material, pois está ainda em processo de degradação. Se ainda houver casca, retire-a do tronco. Não pode haver nada fofo ou gosmento, no tronco. É sinal que não presta. Se o tronco estiver frágil ou se desmanchando, a madeira encharcou, e também não servirá. O bom tronco é pesado, sólido. É famoso o tronco da Aroeira, planta própria do semiárido, encontrada em açudes e barragens em terras que foram alagadas, principalmente no Nordeste do Brasil. Mas nosso país tem muitas plantas que foram submersas, cujos troncos são utilizáveis em aquários, como o Sabiá, Anjico, Pau-ferro, Videira, Castanheira, Ubaia, e muitas outras.

c) A melhor cor para madeira de troncos é o preto escuro, ou marrom escuro (escurecido pelo tempo que ficou submerso na água). Mas sua cor também depende do tipo de madeira.

d) Qual a melhor parte do tronco? Se a árvore submersa for de pequeno porte (ou médio), a melhor parte para ser levada é aquela entre o início das raízes e a base do tronco (com pelo menos 30 a 40 cm de altura, e de 10 a 20 cm de diâmetro, dependendo da dimensão do aquário). Caso não seja possível, escolha um galho mais grosso. Tenha o bom senso de observar se a madeira é bem velha, e escolha um belo pedaço, por exemplo, retorcido, ou uma bela raiz. Fica muito bonito.

Tronco com fungose) Encontrado este tronco, envelhecido dentro d´água, falta fazer o tratamento. Ferver e colocá-lo em água de sal por uns meses são ações aconselháveis, para evitar alguma contaminação, ou introdução de micro organismos no aquário, bem como promover eliminação de fungos e algas indesejáveis.

f) Um tronco envelhecido logo cria lodo sobre ele, uma cobertura verde e curta, em sua parte superior (a que pega luz), tornando o ambiente do aquário muito bonito e selvagem. Já vi quem mantivesse aquelas algas filamentosas mais compridas sobre um grande tronco, bem no meio do aquário de 500L, com plantas em volta...era um espetáculo, o Lábeo Bicolor alimentando-se no tronco, enquanto Tetras do Congo, Cascudos, Neons e Mato-Grossos rodeavam toda a estrutura.

g) Dificilmente um tronco será uma presença “inerte” no aquário, pois é normal que libere substâncias que deixam a água cor de chá, bem fraco. São as chamadas substâncias húmicas, que servem para nutrir inclusive as plantas do aquário. O pH tenderá a ficar ácido, mas depende da quantidade de material orgânico presente no aquário. Os peixes amazônicos são adequados para essa água (neóns, tetras, discos, bandeiras, etc). Com os anos, essa coloração tende a diminuir, e o pH equilibra, mesmo para perto de 7.0 ou pouco menos.

h)Troncos também são locais para abrigar plantas, como musgo de java. O efeito é espetacular.

i) Peixes de fundo ou noturnos adoram buscar abrigo sob troncos. É o exemplo de coridoras, cascudos, bótias e dojôs. Os camarões também procuram troncos para se esconder.

j) Não que seja impossível o aquarista "preparar" um tronco partindo do zero, ou seja, a partir de uma madeira morta que estava em local seco. Mas dá tanto trabalho e exigirá tanta paciência que só um aquarista obstinado levará até o fim. Quem quiser, é só deixar a madeira dentro da água por um bom tempo, depois, tratar com cloro (uma colher por litro, no recipiente em que o tronco estiver submerso), dia sim, três não, mas sem esquecer dos problemas que isso gera. É preciso fazer trocas, colocar em água salgada, para não apodrecer, não permitir larvas de mosquito da dengue, etc.), bem como dar umas boas fervuras na peça. Ainda assim, esse tronco "novo" poderá colorir a água do aquário mais do que deveria, e o perigo que vir a desenvolver fungo também não estará totalmente afastado. O segredo dos troncos de aquário é seu tempo dentro da água.

l)
Qualquer aquário pode ter um tronco? Sim, pode, mas é preciso observar que o tamanho da peça deve ser compatível com a litragem do tanque. O tronco não deve ocupar mais de 15-20% aproximadamente, do volume interior, embora haja quem coloque muitos troncos, raízes e até folhas em seu aquário por causa da fauna que escolheu, e pela água que precisa, um pouco escurecida. Bom senso ajuda muito nessas horas. Se, com tudo isso, a qualidade da água para tais espécies for mantida, tudo bem.


Continuo aconselhando, caso possível, que o tronco seja comprado em lojas confiáveis, já tratado, para quem não possa procurar um tronco na natureza. Apenas lembro que os "troncos de aquário" são mais do que pedaços de madeira qualquer dentro da água. Por isso, cuidado com eles.
Matéria - Troncos para Aquário Aquarium_driftwood

Referências
• Imagens google
• Matéria aquaonline.com.br
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por TilBylo 22/9/2014, 16:45

Muito boa a matéria, ja me tirou uma dúvida. Valeu!
TilBylo
TilBylo
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 394
Pontos Pontos : 486
Reputação Reputação : 8
Data de inscrição Data de inscrição : 08/08/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Itobi-SP
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Mario Manzo 22/9/2014, 19:14

Muito boa a matéria.

abraço
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Uátyla 22/9/2014, 20:52

É bem esclarecedor, uma boa matéria! Assim que eu achar uma matéria de como tratar o tronco eu posto aqui no fórum!
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por TilBylo 23/9/2014, 19:25

Aproveitando a estiagem aqui na minha região, sai procurando troncos nos rios, e achei um emaraiado de raízes lindos já bem lapidados pelo tempo, só que é de eucalipto, já ouvi dizer que não são bons para aquários. Oque acham?
TilBylo
TilBylo
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 394
Pontos Pontos : 486
Reputação Reputação : 8
Data de inscrição Data de inscrição : 08/08/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Itobi-SP
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Uátyla 23/9/2014, 19:37

Olha é uma boa pergunta em, porque eucalipto é bem leve e pode ficar flutuando.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Mario Manzo 23/9/2014, 20:52

Eu acho um bom tronco, faça todos os procedimentos para tratá-lo e deixe ele em um balde cheio de água com uma pedra em cima para encharcá-lo.


abraço
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por TilBylo 23/9/2014, 21:28

Muitos dos que peguei já estão bem encharcados, a maioria afunda. Bom então se é tranquilo beleza!
TilBylo
TilBylo
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 394
Pontos Pontos : 486
Reputação Reputação : 8
Data de inscrição Data de inscrição : 08/08/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Itobi-SP
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Hubert Demary 24/9/2014, 13:19

Excelente matéria, eu ja consegui um pro meu proximo aquario que iria sair agora mas tive que posponer para dezembro... essa semana vou colocar ele na agua para ver como se comorta e justamente um pedaço como diz o texto raizes com um pedacinho do tronco, só não estou muito confiante porque apezar de ter pego num rio aqui perto, ele é meio leve, então vou deixar ele um tempo na agua para ver como fica daqui até dezembro que comece a montagem..
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 280
Pontos Pontos : 323
Reputação Reputação : 9
Data de inscrição Data de inscrição : 30/01/2014
Idade Idade : 47
Localização Localização : Monterrey, Mexico
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por TilBylo 24/9/2014, 19:37

Também achei um do mesmo jeito que o seu, só que eu precisei tirar um pedaço e percebi que aparte do tronco ainda estava verde, mas as raízes ja bem deteriorada pelo tempo, lindo bem retorcido, comecei a trata-lo e ele começou a ficar meio mole, então resolvi não coloca-lo, é uma pena.
TilBylo
TilBylo
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 394
Pontos Pontos : 486
Reputação Reputação : 8
Data de inscrição Data de inscrição : 08/08/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Itobi-SP
Masculino
Relaxado


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Matéria - Troncos para Aquário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro