Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Tópicos semelhantes
Revista Meus Peixes

Tratando Ictio

3 participantes

Ir para baixo

Em Curso Tratando Ictio

Mensagem por RafaelSpindola 16/5/2016, 12:12


Bom dia Galera, me chamo Rafael, sou novo aqui e tenho algumas dúvidas quanto ao aquário, principalmente com a chegada de novos peixes que acabou não dando certo!

Tenho 2 bettas femeas, 2 colisas e 2 Tetras, boteis 4 peixes novos no aquário Neons, eles pareciam estar bem de saúde, mas passado 1 dia, reparei que um deles estava tomado por ictio e os outros 2 sem a nadadeira caudal. Separei os 4 na criadeira e apliquei remédio Labcon aqualife e ainda joguei sal grosso dentro da criadeira tb. Acontece que de tanto sal grosso que joguei e de tanto remédio alterou mto o PH da água e os outros peixes passaram a ficar lentos e sem energia. Troquei a água quase toda e eles melhoraram, um betta com a nadadeira caudal sempre fechada, não abre nem qdo se estranha com outro, olhos inchados e outro estava desbotando, mas agora já voltou a cor, mas suspeito que esta levemente com Ictio tb. 3 Neons já morreram e só restou um que esta com mta mucosa na boca e acho que não vai resistir tb. A água tinha ficado alcalina demais com mto sal grosso, me falaram que era só aumentar a temperatura e jogar sal grosso que eles melhoravam, mas acabei foi quase matando todos com essa ideia.
Resolvi comprar um aquário pequeno de 1 litro, para separar como hospital, por achar que os outros 2 bettas estão com suspeita de Ictio tb. Não está dando certo a doença neles evoluiu rápido demais, mesmo com os procedimentos necessários para conter a doença, o sistema imunológico deles não suportou, talvez o estresse de entrar em um aquário de 25 litros, encontrando peixes grandes o tempo todo e fugindo possa ter causado isso tudo ne. Vendedor de loja também só quer vender, perguntei sobre o PH pro neon de neutro estava bom, ele disse que sim e só depois fiquei sabendo que mais pra ácido. Resumindo a situação atual só sobrou um e com mucosa excessiva na boca.
RafaelSpindola
RafaelSpindola
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 8
Pontos Pontos : 14
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 16/05/2016
Idade Idade : 41
Localização Localização : Rio de Janeiro
Masculino
Faminto


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por Altair 16/5/2016, 15:48

Rafael boa tarde!
Os Neons são peixes muito exigente se tratando de pH e temperatura da água, eles gostam de água velha o aquário, ele precisa estar montado pelo menos uns seis meses, com certeza os Bettas atacaram eles não sei se vc sabe aquários pequenos é muito difícil da biologia estabilizar ela oscila muito, o aquário quanto maior for é melhor, em relação ao Ictio ele é um parasita que contamina o aquário todo, acho que mais recomendado era desmontar o aquário lavar bem ele e montar novamente e esperar á água ficar boa novamente espero ter ajudado.

Boa sorte e um abraço!!!
Altair
Altair
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 704
Pontos Pontos : 977
Reputação Reputação : 19
Data de inscrição Data de inscrição : 26/03/2013
Idade Idade : 57
Localização Localização : são paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por RafaelSpindola 17/5/2016, 13:02

Oi Altair, sim a Betta atacava eles as vezes, mas não os alcansava e gostava disso, pq ela parou de ter um alvo só, que é a outra Betta. Eu troquei a água praticamente toda elevei a temperatura para 29 a 30 graus. Sal grosso não jogo mais pq altera mto o PH, mesmo tendo comprado o Acid da Labcon, não quero ficar provocando alterações de PH pq eles já se estressaram mto com isso. Estou convencido que para ter neons exige mto cuidado e experiência, além de espaço e não ter tantos peixes grandes ao redor deles. Quanto as 2 Bettas fêmeas, as vezes prendo uma ou outra na criadeira pra evitar mto estresse de brigas, e quando as duas estão soltas, nunca deixo a luza muito forte, no máximo baixa, tipo meia luz pra elas ficarem mais calmas e com mais pontos cegos dentro do ambiente. Atualmente a betta que esta com ictio vou deixa la dentro da criadeira por 20 dias aproximadamente e alimentando super bem.

RafaelSpindola
RafaelSpindola
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 8
Pontos Pontos : 14
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 16/05/2016
Idade Idade : 41
Localização Localização : Rio de Janeiro
Masculino
Faminto


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por Uátyla 17/5/2016, 19:16

Fala Rafael blz!


vamos por partes, eu gostaria de saber o setup do seu aquário para que possamos lhe auxiliar com mais precisão, precisamos saber qual a litragem do seu aquário, caso não saiba basta nos informa as dimensões do seu aquário, e qual a filtragem do seu aquário?


E para complementar o Que o Altair citou, no tratamento do íictio é só elevar a temperatura para 31C durante uns 5 dias que resolve, nem precisa adicionar sal grosso. Já na utilização de remédios use o Fungicida e Bactericida da Aylantys é um dos melhores.


Sobre o neon ele até suporta um pH neutro, porem ele não vai viver e sim sobreviver, um pH ideal para os neons seria 6,0 a 6,5
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por RafaelSpindola 18/5/2016, 14:52

Ola Uátyla, meu aquário tem cerca de 25 litros, a filtragem não sei de cabeça mas vou olhar la depois, quanto a elevar a temperatura, eu li uma informação que a temperatura tem que ser elevada pq o Ictio pode viver até 18 dias no peixe, que seria a fase 1, a fase 2 da vida do parasita, seria se desprender no momento que ele se coça em algum objeto e nesse objeto, ficar, formar uma espécie de gelatina onde irá se reproduzir por uns 3 ou 5 dias, depois indo pra fase 3, que seria se prender ao corpo do peixe novamente ou melhor os novos ictions irão se prender. Procede a informação?? Por isso to achando melhor deixar perto de 30 graus por uns 20 dias pra jogar seguro.
E ainda deixei a Betta(suspeita de Ictio), presa na criadeira, pretendo a deixar la por esse tempo ou vc acha de Iction não pega no contato de um peixe pra outro?
Em relação aos Neons(Ph), foi falha minha de não ter pesquisado e simplesmente acreditar no cara da loja que só queia vender.
Obrigado pela ajuda, já tive aquário a 20 anos atras, mas só voltei a ter agora, ainda me sinto iniciante e sempre querendo informações benéficas de pessoas mais experientes.
RafaelSpindola
RafaelSpindola
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 8
Pontos Pontos : 14
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 16/05/2016
Idade Idade : 41
Localização Localização : Rio de Janeiro
Masculino
Faminto


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por Uátyla 18/5/2016, 23:51

Uma vez um dos meus peixes pegou ictio e a doença o matou em 3 dias, eleve a temperatura e deixe até que não tenha nenhuma pinta branca no peixe.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Tratando Ictio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro