Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês

Últimos assuntos
» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

» 480 L Ciclídeos Africanos
por Uátyla 11/8/2017, 00:05

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Construindo um lago Ornamental passo a passo.

Ir em baixo

Matéria Construindo um lago Ornamental passo a passo.

Mensagem por Uátyla em 29/9/2013, 11:45

Olá senhores!
Estava lendo esse artigo no fórum parceiro Aquapeixes, um projeto muito bacana, e seria injusto não compartilha.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Quais as primeira providências a serem tomadas?

A principal delas é rascunhar um projeto, ponderar e pesquisar como construirá o seu lago, para evitar desperdícios e um futuro desapontamento na execução da obra.

Após rascunhar deve ter em mente as espécies de peixe adequadas e as plantas que se pretende criar. Mas só devemos comprar os peixes depois de ter todos os equipamentos e depois de ter feito a devida ciclagem. Lembrando de antes de coloca-los, adicionar um condicionador (protecplus-da labcon) que é o que eu uso, mas tem vários outro é claro. Para melhorar a vida deles.

Os lagos podem ser salientes ( acima do solo ), escavados ( abaixo do solo ) ou meio a meio, lembrando que os salientes são mais seguros em relação as crianças e animais e de mais fácil manutenção e limpeza, porém os escavados tornam-se mais naturais.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Qual o tamanho o lago deverá ter?

Bem. A profundidade é bom ser, na parte mais funda, de uns 80cm.. Assim a água não esquentará tanto. Agora, quanto maior a profundidade, maior terá que ser a área de oxigenação(superfície) do lago. Para quem quer criar Carpas. Uma litragem de 800l seria ideal (claro que, quanto maior, melhor).

Peixes de sangue frio como as carpas, elas costumam fugir do calor conforme a hora do dia e as estações do ano, porem outros peixes menores preferem profundidade mais rasas, assim como plantas conforme sua espécie. O mais indicado seria ter pelo menos três (03) níveis de profundidade.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Qual a forma?

Um lago, na minha opinião, é mais bonito sendo de forma irregular. Agora, há quem goste de lagos de forma geométrica.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Onde deve ser localizado o Lago?

Tem pessoas que constroem o lago dentro de casa. Quem optar por construir fora, deverá ficar a tento a:

Árvores: ele não deverá ficar embaixo de árvores que soltam muitas folhas. Pois elas irão cair, o que causará estresse no dono, que terá que retirar as folhar periodicamente e as folhas podem entupir a bomba caso não esteja protegida, a decomposição destas folhas dentro da água causam acúmulo de matéria orgânica, que poderão matar os peixes, as raízes das arvores exploram o solo a procura de água, raízes agressivas podem danificar a estrutura do lago.

Exposição ao Sol: O ideal é que fique num local que não pegue bastante Sol. O bom é somente o Sol da manhã. No meu caso, meu lago fica num local que pega Sol de 10:00 às 14:00. Vocês devem estar pensando: "só 4 horas, não tem problema". Mas esse tempinho fez com que a água ficasse verde! Por isso estou providenciando(e aconselho a vocês) um FILTRO UV. Que mata as algas e não deixa a água verde.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Equipamentos:

Deverá ter uma bomba d'água, para a água circular. Tenho, no meu lago, uma bomba que pega a água e leva para uma cachoeira que fiz. Assim a água é oxigenada. Lembrando que o ideal é que a bomba deverá ter uma filtragem, por hora, maior que a litragem do lago. Normalmente os filtros para lagos são feitos de barrica ou caixa d'água, utilizando mídias naturais ou industrializadas.
Quanto maior o lago mais estável se torno o pequeno ecossistema, necessitando de menos vazão da bomba, porem quanto maior a vazão melhor.O bom também seria a possibilidade de usar um pré filtro antes da bomba, para tentar diminuir a sujeira e resíduos na bomba, evitando assim danos e maiores manutenções.
Lembrando que quanto maior o sistema de filtragem, mais mídias poderá ser encorporadas ao filtro, melhorando as colonias de bactérias.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Materiais para a construção do lago:

- Alvenaria/concreto;
- Lonas comuns e especiais;
- Fibra de vidro;
- Fibro cimento (caixas de amianto)
- etc.
Os tipos de lagos mais utilizados são os de lona plástica que traz mais praticidade, rapidez, e economia e os de concreto armado ou alvenaria que tem uma vida útil mais prolongada, ainda existente a possibilidade de se usar piscinas ou caixas d'águas, etc...
Caso o lago não seja saliente, lembre-se de deixar uma borda de pelo menos 10cm acima do solo para evitar a entrada da água da chuva, lagos salientes facilitam muito a troca parcial e esgotamento da água através do ralo de fundo.

No caso do escavado isto ja se torna mais difícil devido a falta de desnível por gravidade. Lagos escavados de alvenaria deve ter o solo muito bem compactado e a parte de tubulações de filtragem e bombas devem ser feitas antes da concretagem do fundo. É aconselhável revestir o lago com uma lona plástica antes da concretagem, assim o concreto terá uma cura melhor.

Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_exclaim Obs: Não se esqueça de deixar a água por umas 2 semanas, com o filtro ligado, mas sem os peixes, para verificar se há algum vazamento. Também para fazer uma ciclagem (que num lago é bem menor e mais rápida).
Lembre-se de ter o acompanhamento de um arquiteto ou profissional da área, pois cada projeto terá suas especificações técnicas de acordo com o tamanho do lago e a pressão que a água irá exercer sobre a estrutura.

Profundidade, tipo de solo, localização, espessura do concreto do fundo e das paredes, ferros e outros fatores devem ser muito bem analisados para evitar futuros problemas como trincas e até mesmo o rompimento da estrutura.

Após a concretagem do lago é muito importante a impermeabilização e no caso do reboco não utilize cal, use produtos como o vedalit ou outros.

Após o reboco faça a impermeabilização da superfície interna do lago utilizando produtos como ( Sikatop, Vedajá, etc...).

Caso queira pintar o Lago por dentro, recomenda-se tintas do tipo epóxi. Caso contrário, lembre-se que terá de fazer varias trocas de água para retirar impurezas e corrigir o ph antes de introduzir peixes.

Cuidados a serem tomados

É muito comum quando alguém termina um lago e fica desesperado para introduzir peixes, porém deve-se tomar os seguintes cuidados.

É extremamente necessário uma boa limpeza.
Lagos de alvenaria devido ao cimento necessitam de trocas de água para a eliminação de resíduos e correção do ph.
Após o lago cheio e com os equipamentos funcionando, espere alguns dias para introduzir plantas e alguns peixinhos para sentir os parâmetros da água.
Caso tudo ocorra bem, espere mais alguns dias para introdução da sua fauna, tempo necessário para formação de colônias de bactérias.

Sempre utilize água limpa de resíduos químicos e cloro.
Muito cuidado com fertilizantes ou outros produtos químicos ao redor do lago.
Mantenha sempre limpo a superfície do lago retirando folhas ou qualquer tipo de lixo, sempre remova as folhas mortas das plantas aquáticas.
Procure manter a circulação da água 24 horas por dia, afastando os mosquitos e assegurando saúde para os peixes e plantas.
Faça verificações periódicas nos parâmetros da água para ver os níveis de amônia, nitrito, nitrato, ph, mantendo a saúde de seu lago.

Faça limpeza e manutenção:

Mantenha seu filtro e bomba sempre em perfeito funcionamento, limpeza periódicas são necessárias para retirar o acúmulos de sujeiras.
O excesso de alimentação, falta de manutenção e limpeza são alguns do fatores que contribuem para o estouro de algas, fazendo com que o lago pareca uma sopa de ervilha.
Lembre-se de fazer sifonagens para retirar o máximo possível de sujeira no fundo do lago.
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Icon_arrow Conclusão:

Tendo tudo isso em mente, você terá uma base de como ficara seu lago, da elaboração até o processo de finalização, com sua devida fauna e flora.

Fonte: Fórum Aquapeixes
Autores: Biologiaqua / Batata


Última edição por uatyla em 29/9/2013, 11:54, editado 1 vez(es)


Construindo um lago Ornamental passo a passo. 11A Moderação Aconselham que


 
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Seja sempre ativo no fórum.
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





Construindo um lago Ornamental passo a passo. ZbsRs34
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 29
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Matéria Re: Construindo um lago Ornamental passo a passo.

Mensagem por Uátyla em 29/9/2013, 11:54

De acordo com as normas de artigo, o fórum foi bloqueado.

Para comentar e tirar dúvidas acesse este tópico: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Construindo um lago Ornamental passo a passo. 11A Moderação Aconselham que


 
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Seja sempre ativo no fórum.
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Faça sua Apresentação [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Poste seu Setup[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Construindo um lago Ornamental passo a passo. Seta Clique em "Obrigado" e agradeça a quem te ajuda...





Construindo um lago Ornamental passo a passo. ZbsRs34
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 29
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro