Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Aquário possivelmente doente.

+2
Anderson Felipe
mario c manzo
6 participantes

Ir para baixo

Em Curso Aquário possivelmente doente.

Mensagem por mario c manzo 19/8/2015, 22:03

Pessoal,

tenho um aquário de 450 litros com a seguinte fauna: 1 severum verde 4cm, 1 jack dempsey blue 3cm, 1 nigro 4cm, 1 jóia 3cm, 1 papagaio 5cm, 1 pangassius 9cm, 1 salvini 5cm, 1 texas blue 4cm e uma Heterostilapia multispinosa 5cm.
Eles estão com uma possível ictiose e as nadadeiras estão com bactérias.

Não sei oque fazer!!!! Qual medicamento "amplo" p/ combater/prevenir as doenças? Sal grosso pode, mas o pangassius tolera o sal na água? Se for o caso
a regra de 1g/l se aplica em 450 litros?

Segue o setup e informações adicionais:
Capacidade bruta:450 litros
Filtragem: canister Jebo 1500l/h c/ todas as bandejas lotadas de cerâmica (Aleas) Carvão ativo ( preciso trocar, pois o filtro já está em funcionamento a 35 dias)
Iluminação:2 lampada fluorescente de 40W
PH: 6,5
Amônia, nitrito: zerado
TPA e sifonagem: Semanais e 30%
Layout: composto por troncos de goiabeira (tratados) e tendo como substrato areia fina p/ reboco.
Flora: 2 anúbias lanceolatas.
Alimento: Por enquanto, Poytara p/ onívoros (muito bem aceita) 2x ao dia.
O aquário foi montado no dia 15/07/15 e introduzi o Stability, mas como não confio muito, deixei p/ colocar os peixes no dia 13/08.
É isso... Conto c/ a ajuda dos amigos.
Grato!
mario c manzo
mario c manzo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 2
Pontos Pontos : 6
Reputação Reputação : 0
Data de inscrição Data de inscrição : 19/08/2015
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Anderson Felipe 21/8/2015, 20:45

Olá Manzo.
Seria melhor se você colocar alguma foto dos peixes, para que possamos ajudar de uma melhor forma. Porém, no caso de ser Ictio, é uma doença muito comum em aquários ela é facilmente tratada quando você eleva a temperatura do aquário para 30~32º por alguns dias.. Ou o uso de algum medicamento especifico, como os da labcon, AquaLife, AquaIctio etc.. acredito que resolva facilmente...
Ao colocar sal na agua, tome muito cuidado com as espécies de peixes que você utiliza, por exemplo o Pangassius!!!!! Muito cuidado....

A maioria das vezes a Doença ictio.. é manifestada através de variações bruscas de temperatura, consulte o seu Termostato, deixando sempre em uma temperatura agradável a todos os seus peixes, buscando um equilíbrio térmico para eles, e sempre deixe ligado o seu termostato, pois se a temperatura cair ele irá ligar e manterá a temperatura constante....
Atenção também na limpeza do aquário, deixe-o sempre bem limpo, **Digo isso referente ao Filtro** cujo qual é o coração do aquário....E olhando a filtragem x volume do seu aquário... é um pouco triste para seus peixes de certa forma pois, o ideal seria uma filtragem pelo menos 5 a 10 vezes o volume do aquário, e a sua filtragem está em 3+¹/² mais ou menos ou seja, procure investir em um filtro com maior capacidade ou compre outro a fim de ter uma vazão de filtragem >5 ou <10 ( maior que 5 ou menor 10).
Hehe outra observação, seus peixes são de Grande porte, pequenos agora, porém irão e vão crescer muito, peixes grandes comem mais, e sujam mais a agua portanto, mais um motivo para um investimento real na filtragem.... "Uma boa Filtragem em combinação com boas mídias biológicas equivale a uma saúde impecável de seus peixes" Cuide deles! Eles agradecem... Oss!
Referente as Nadadeiras... Bom, seria melhor tirar uma foto como disse anteriormente, para vermos de qual doença se trata.... e como cura-la, Hehe.. Não faça tratamentos desastrosos que muita gente diz fazer pela internet.. e lembre-se é de uma vida que você está cuidando... ^_~
Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Altair 21/8/2015, 21:00

É isso mesmo o Anderson Felipe está correto.
Altair
Altair
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 704
Pontos Pontos : 977
Reputação Reputação : 19
Data de inscrição Data de inscrição : 26/03/2013
Idade Idade : 57
Localização Localização : são paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por SJorge 22/8/2015, 04:49

Concordo com os amigos, só para completar essas mídias Aleas não tem porosidade como as mídias de qualidade. Eu no seu lugar tirava o carvão e nesse espaço acrescentava mídias biológicas de qualidade ... sera siporax, eheim substrat pro, Ista ou outra desse gênero. Pode acrescentar um 2 canister e alternar na limpeza dos mesmos...
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Anderson Felipe 22/8/2015, 07:18

O carvão tem prazo de validade... Você sabia??
Sim!! Isso mesmo! bom ele funciona como uma "esponja" tirando os metais e substancias através de partículas que são ligadas à ele porém, após +/- 15 dias esse efeito cessa.
Após este período de +/- 15 dias o carvão ativado perde sua característica de absorção e começa a devolver tudo o que antes estava "grudado" em sua camada para agua, ou seja, o que você tirou, você está devolvendo e o pior, você possui uma mídia que não funciona e está apenas ocupando espaço, cujo qual, deveria ser ocupado por mídias biológicas **BOAS** ....

Então faz todo o sentido o que o Sjorge afirmou acima..
Se for optar por colocar Carvão ativado, deve-se ficar atento ao prazo de validade do mesmo, se não você de certa forma, está apenas jogando dinheiro fora... e de novo fazendo mau aos seus peixes....

Abraço.
Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Mario Manzo 23/8/2015, 01:59

Caros amigos,

primeiramente, as mídia biológicas que eu apenas completei as cestas, são da Aleas, as que já estavam, são da Sera (ganhei de brinde), portanto nos compartimentos onde correspondem as mídias biológicas estão "etopetadas", não cabe mais.
Em relação ao carvão, se os amigos notaram no meu post, eu já havia falado que o carvão já havia perdidos suas propriedades de "esponjas"; e eu raramente uso carvão ativo por esse motivo, pois eu sei, que dentro de quinze dias ele só serve p/ aglomerar sujeira. Eu sempre uso purigen, pois dá para "reativá-lo" deixando de molho em água sanitária diluída c/ a comum de torneira 1 de candida/ 1 de água
E eu só usei esse carvão, pois ele vei junto com o canister.
Então, material de qualidade eu acho que já estou meio enquadrado nesse requisito, o que falta é só aumentar a filtragem, que aliás, meu outro canister da Jebo mesmo de 2500l/h chegará no meio dessa semana que entra, segundo o logista disse.

Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por SJorge 23/8/2015, 18:58

Voltando ao mesmo, o carvão ativado, ou purigem só serve para fazer a filtragem química (se você não utiliza químicos eles não servem para nada) estando a ocupar espaço que pode utilizar com filtragem biológica (que é a mais importante). Se utilizar um bom condicionador (Prime por ex) não vai precisar da filtragem química.

Um segundo canister é sempre bem vindo, podendo alternar a manutenção dos mesmos... espero ter ajudado.
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Mario Manzo 24/8/2015, 02:59

Eu não disse que eu não uso filtragem química, mas sim raramente uso carvão ativo e somente uso purigen.

Obs. antes de postar um comentário, ajuda, crítica, enfim... favor ler o que foi "postado" acima, na integra.
Isso vale para os demais usuários do VDA.

grato
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por SJorge 24/8/2015, 08:39

Mario Manzo escreveu:Eu não disse que eu não uso filtragem química, mas sim raramente uso carvão ativo e somente uso purigen.

Obs. antes de postar um comentário, ajuda, crítica, enfim... favor ler o que foi "postado" acima,  na integra.
Isso vale para os demais usuários do VDA.

grato

Eu também não disse que você não usa.
Eu  disse que você não precisa usar o que é o contrário!!
O espaço da filtragem química pode aproveitar para adicionar mais filtragem biológica. Mas claro isso é o que eu faria, você só faz o que quiser.
avatar
SJorge
Novato
Novato

Mensagens Mensagens : 66
Pontos Pontos : 84
Reputação Reputação : 2
Data de inscrição Data de inscrição : 13/11/2013
Idade Idade : 51
Localização Localização : Suiça
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Anderson Felipe 24/8/2015, 21:53

Olá a todos...

Calma Rapaziada.. Vamos acalmar os ânimos....

Bom, acredito que ninguém, tenha feito critica não-Construtiva em relação a qualidade dos materiais utilizados, sendo que cada aquarista, deve executar este como bem entende.. e isto não é muito importante de ser discutido aqui....

O que deve ser interpretado perante ao que foi dito:
Você deveria utilizar algumas mídias cujo qual ao me referir **BOAS**, possuem uma melhor porosidade, sendo assim, uma melhor área de fixação para suas colônias de bactérias...
Caso do filtro:
Sim é ideal você utilizar um filtro maior, devido ao grande volume do seu aquário e as espécies de peixes selecionados; ficamos todos felizes em saber que você já esta providenciando outro, cujo qual está informação não nos foi passada anteriormente
Caso Carvão:
Os usuários VDA, seguindo o que nos foi passado inicialmente, achamos que havia uma utilização direta (ou seja, sem devidas trocas periódicas) por isto, alertei sobre o "prazo de Validade" do carvão, entretanto logo após, nos foi informado que há uma utilização periódica do carvão dando ênfase no uso de purigem, cujo qual é um material de muita qualidade 'Marca Seachen...'

Espero que não haja desentendimentos desnecessários... sendo que o objetivo aqui é buscar troca de informações e quando o membro estiver se equivocando devemos tentar guia-lo para o caminho correto.
Fico feliz, pois, aqui o membro não estava se equivocando pois possuía as informações corretas, porém houve uma antecipação de informações cujo qual se tornou desnecessárias pois o membro já tinha total entendimento!!!
Sem mais..
Equipe VDA.

Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Uátyla 25/8/2015, 22:13

Fala Mario!
Um tempo atrás tive um problema com meus kinguios, foi algo semelhante, eu usei o Tônico Composto Atlantys, achei um remédio muito bom, pois a função principal dele é o tratamento do aquário evitando a proliferação de bactérias...


Achei algumas informações...

ATLANTYS TÔNICO COMPOSTO 15ML
Uma das maiores causas de doenças em peixes tropicais advém da debilidade fisiológica normalmente causada nos mesmos, quando de sua captura, transporte, armazenagem e finalmente transferência para o aquário. Durante todo este período podem ocorrer infecções bacterianas.
Outros fatores de ordem físico-químicas podem também tornar os peixes susceptíveis de contraírem tais infecções. Mesmo sob estas condições os peixes apresentar-se saudáveis, porem podem estar infectados em estágio primário ou simplesmente conduzindo consigo germes patogênicos.
A melhor maneira de se evitar tais infecções é um tratamento profilático (preventivo) desde o transporte até a introdução no aquário.
Por existir uma variedade muito grande de bactérias, que sob as condições citadas podem infectar os peixes, torna-se difícil efetuar tratamento especifico.


INDICAÇÕES
Tônico composto é um profilático de largo espectro para tratamento das infecções bacterianas gram-positivas e gram-negativas, que afetam os peixes tropicais, evitando-se com isso riscos de infecções generalizadas no aquário e consequentemente morte dos habitantes.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Mario Manzo 25/8/2015, 23:26

Eu tenho uma séria desconfiança que o peixe que comprei já estava contaminado, pois começou a aparecer com a cauda roída e foi tomando proporções enormes, até mesmo a cauda parecia estar podre.
Coloquei ele em um aquário hospital, apliquei a pomada Furacin na cauda por 3 dias e depois somente apliquei no aquário hospital bactericida/fungicida Atlantys por 5 dias. Agora voltou p/ o aquário principal; seu comportamento está normal, comendo, apanhando, batendo rsrsrs... somente aguardar a regeneração da cauda.

Dedos Cruzados
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Uátyla 26/8/2015, 00:33

Bom eu não tive a mesma sorte!
A uns meses atrás comprei um casal de bandeira, e eu tenho certeza que eles veio infectados, tava com uma fauna iniciante ainda com o casal aderido tinha 5 acará bandeira e 7 tetras red, resultado fiquei só fiquei com uma acará bandeira, e ela ficou bem debilitada, não sei que doença era, so sei que si alastrou pelo aquário de tal forma que em 2 dias só ficou mesmo essa acará que é uma guerreira, mais também foram 7 dias de tratamento no aquário hospital, com o Fungicida e bactericida da Atlantys.


Mais graças a Deus estou com um aquário bem equilibrado agora, mais usei o Tônico da Atlantys por três dias no aquário...
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Aquário possivelmente doente.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro