Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Filtro Sump para aquário

Ir para baixo

Em Curso Filtro Sump para aquário

Mensagem por Uátyla 30/3/2013, 22:34

Olá senhores!
Segue a descrição de um dos filtros mais importantes filtros para aquário.

Fonte:
AquaFlux



A palavra de origem inglesa “sump” pode ser traduzida como cárter, fosso, ou até mesmo fossa; o que nem de longe sugere o filtro conhecido por nós aquaristas.

O sump, praticamente essencial em aquários marinhos e bastante difundidos em aquários de médio e grande porte é um excelente filtro, com uma capacidade muito grande de filtragem, de simples manutenção e que dificilmente apresenta problemas, se for bem entendido, bem projetado e executado.

Muitas dúvidas e questões são levantadas sobre eles, e vamos procurar aqui falar sobre algumas delas. Cabe ressaltar que o dito aqui é fruto de algumas observações pessoais e pesquisa ao longo desses anos, algumas opiniões de amigos de hobby e um pouquinho de estudo básico, só isso, não sou e nem pretendo ser o dono da verdade em assunto algum; logo o dito aqui, deve ser tomado como simples dicas ou como num “tirador de dúvidas”, mas nunca como um tratado sobre esse filtro, longe disso.

Dito isso, vamos então a ele.

O sump, como o próprio nome (em inglês) sugere, é um filtro externo, que fica abaixo do aquário (mas nem sempre, como veremos a seguir) e trabalha basicamente pelo princípio de gravidade.

Filtro Sump para aquário Sump_tipo1

Quando disse abaixo do aquário, digo isso porque esse talvez seja o local mais comum para ele, mas hoje encontramos o sump em outros lugares que não só sob o aquário. Os ditos sump’s internos estão por ai também; cumprindo muito bem o seu papel, apesar de alguns “puristas” não os considerarem como sump’s.

Defensores de ambos os modelos costumam citar inúmeras vantagens e desvantagens de um e de outro modelo, mas basicamente todos, se bem montados, fazem muito bem o seu papel.

Vemos aqui os três modelos mais comuns deles, sendo o primeiro um sump normal, abaixo do aquário, o segundo um sump interno do lado esquerdo (lógico que o lado tanto faz!) e o terceiro um sump traseiro, também conhecido como sexto vidro.
Filtro Sump para aquário Sump_tipo2

Filtro Sump para aquário Sump_tipo3

Nota: Os desenhos, mostram somente a localização dos três modelos, não mostrando detalhes maiores do que sua localização e um fluxo de águia bastante simplificado.

O sump em baixo do aquário, tem a vantagem de não aparecer e não ocupar lugar do display, mas há a desvantagem (relativa) de que a bomba usada para recalque, ter que vencer a uma maior coluna de água ate o aquário (calma a gente já explica isso!).


Uma das perguntas mais frequentes que vemos sobre sump’s, feitas por iniciantes, ou mesmo por aquaristas que nunca o tiveram, é a seguinte:

“Mas em caso de falta de energia elétrica e conseqüente parada da bomba, não vai haver transbordamento da água?”

A resposta não poderia ser mais curte e definitiva; não! Vamos ver porquê.

Filtro Sump para aquário Ladrao

Repare uma coisa, independente do tipo do sump, a água cai para ele por gravidade, certo? O nível do aquário tente a subir, porque a bomba do sump joga água dentro dele e com isso ultrapassa a altura predeterminada por você, do ladrão (ou da bota, ou do furo na lateral, ou seja o que for). Se a bomba parar de mandar essa água, o nível cai ate exatamente abaixo do “ladrão” e para. Não tem como “ir mais” que isso.



Falamos de ladrão, bota, furo lateral... Mas afinal o que vem a ser isso? Bom todos esses termos , são designações para alguns locais ou modos de como a água sai do aquário para o sump.

De novo aqui temos alguns modelos e maneiras diferentes e muitos defensores de um e de outra. De novo vantagens de desvantagens década uma são levantadas, mas sou da seguinte opinião, se bem feita e projetada qualquer uma delas funciona a contento. Então cabe a nós ver qual é a melhor para o nosso projeto.

Não seria necessário explicar aqui o chamado furo lateral, ele não passa disso, um furo, feito no vidro que deixa passa a água para dentro do sump. Simples.

Então nos sobram três modos (os mais comuns) de tirarmos a água do aquário para o sump, o cano simples (chamado de ladrão), a bota e o sistema conhecido como overflow.
Filtro Sump para aquário Tubop
O sistema que chamo de cano, ou ladrão, é isso, um furo no fundo do aquário com um flange e um tubo de PVC. Não há muito segredo, lógico que a colocação do flange e ate do próprio tubo, deve ser feita por alguém que saiba o que esta fazendo e de preferência já tenha feito isso antes. A altura do tudo deve ser exatamente a altura em que se deseja manter o nível do aquário. Um bom macete para acertarmos onde cortar o tubo é deixá-lo maior e encher p aquário de água ate o nível pretendido, só ai então, com o uso de uma dessa lâminas de serra para tubos, corta-lo uns dois milímetros abaixo desse nível.

Alguns aquaristas providenciam um tubo quadrado, normalmente feito de vidro e o colocam por fora do cano, como mostra a figura ao lado, isso serve para que a captação de água, seja feita por baixo (arrastando mais a sujeira do fundo).





A bota (nome dado porque seu desenho em forma de L, lembra uma bota) e um pouco mais complicada para ser feita, e provavelmente só será feita por alguém já com bastante experiência no assunto.

Filtro Sump para aquário Botap
Talvez a única vantagem desse modelo seja estética, já que com ela o sistema fica praticamente escondido; mas no final o resultado é praticamente o mesmo.


Filtro Sump para aquário Chicna


Existem varias formas de montagem da bota e vários modos de fazer a captação da água, uns a fazem por cima; outros, utilizando um terceiro vidro (funcionando com uma chicana), a fazem por baixo e uns ainda montam modelos que captam tanto por baixo como por cima.

Vai caber a você e a quem for montar o seu sistema decidir isso.

Temos ainda o overflow , um sistema não tão prático (e ate seguro) como os que usam furar o vidro, mas sem duvida uma boa opção para quem não pode ou não quer furar o vidro do aquário.

Existem alguns desses sistemas até prontos, (industrializados) à venda em lojas; vamos aqui mostrar um feito com tubos de PVC, que pode ser feito em casa mesmo, desde que sigamos algumas dicas (regras).
O overflow funciona com base em dois "sistemas" distintos, um chamado de sifão e outro chamado de ladrão (ou transbordamento).
A primeira parte (sifão) pode ser vista na figura abaixo.
Filtro Sump para aquário Overflow1

Nota: A parte do sistema esta marcada por estar pintada de azul, indicando ate onde a água irá nesse sistema.

Note que a água só irá até a altura máxima que deixarmos a segunda "perna externa” do tubo, certo?
Filtro Sump para aquário Overflow2

Nessa segunda "perna externa” é onde esta a segunda parte (ou o chamado sistema de ladrão), que irá fazer o transbordo, da água que tentar passar esse nível pré-estabelecido.
Filtro Sump para aquário Overflow3

Veja que a saída desse ladrão deve jogar em um outro tubo de maior diâmetro e aberto para atmosfera, para que não crie nele também um efeito sifão, ok?

Filtro Sump para aquário Overflow4

Uma dica:

Pode-se fazer facilmente um "ajuste de nível" desse sistema de ladrão para deixarmos o nível do aquário exatamente onde queremos; basta para isso usarmos na segunda perna externa uma conexão (luva) cola/rosca, um niple rosca/rosca e um T com rosca em um dos lados.
Veja o detalhe na figura.

Fazendo isso, você pode "rosquear" mais ou menos o T de forma que ele fique mais ou menos baixo, regulando assim o transbordo.

Filtro Sump para aquário Overflow5

Bom falamos de algumas coisa, tipos, saídas, locais, etc; mas não falamos do sump em si.

Vamos mostrar um pouquinho deles. Vamos começar pelo tamanho que ele deve ter. Você irá achar por ai, muita coisa afirmando que o tamanho do sump, deverá ser 20, 15, 30% do volume total de água do aquário.

Querem saber nunca aceitei muito isso. Sempre parti do principio que filtragem quanto “mais melhor”, então faço o seguinte, vejo minhas opções de móvel (lugar onde elevai ficar), o quanto tenho disponível para gastar com a confecção dele e depois com mídias para ele e faço o sump do maior tamanho possível, dentro dessa possibilidades citadas. Fácil e sem erro.

Mas primeiro vamos ver o sump, depois falamos um pouco mais de tamanho.

Mais uma vez, você encontrará por ai diversos tipos de sump’s com mais ou menos divisões, com desenhos verdadeiramente elaborados e complexos. Tá bom, vamos ao básico, que é o que na verdade funciona bem.
O sump tem alguns “macetes” no projeto, que facilitam muito sua manutenção depois, então é bom estar atento a algumas coisas. Vamos ver o que seriam
Esse basicamente é um projeto de um sump normal, com suas repartições.
Filtro Sump para aquário Fluxo1

Aqui o fluxo que esse tipo de montagem proporciona.
Filtro Sump para aquário Fluxo2
Nota: Uma pequena explicação do porque a água deve correr assim.
Note que na primeira repartição, (filtragem mecânica) a água cai de cima pra baixo no perlon, então é lógico que a parte de cima que suja mais rápido, fica mais “visível” mais à mostra para ser feito verificação e facilitando assim muito a manutenção quando for feita a troca.

Outra, imagine ao contrário, a água entrando por baixo; quando você fosse trocar o perlon (normalmente faz-se isso com a bomba parada) a sujeira que estaria por baixo, quando você mexesse no perlon cairia no fundo do sump.
No sistema certo, quando você começa a trocar o perlon tira a primeira camada dele (mais suja) e a sujeira que sair cai na segunda, e assim por diante. Nas ultimas quase não tem mais sujeira pra cair.
Esse mesmo fato é valido para a repartição de filtragem química, lógico que não para facilitar a troca, mas sim a verificação das mídias.
Filtro Sump para aquário Fluxo3

Uma explicação sobre os vidros:

Conjunto 1º e 2º - Na caída do aquário; faz com que a queda da água para a filtragem mecânica seja por cima como explicado acima.
O vidro 1º força a água a ir pra baixo e depois subir, se não tivesse ali ocorreria que a sujeira que vem do aquário iria se acumulando no fundo dessa repartição e grande parte dela acabaria não indo para o perlon.

Conjunto 3º e 4º - Mesma coisa, para fazer a água cair por cima na filtragem química.

Conjunto 5º e 6º - O sexto, chamado de sexto vidro. Vamos supor que por algum descuido ou imprevisto (evaporação causa MUITO isso), a água baixa o nível do aquário e consequentemente do sump. Repare que com esse sexto vidro a bomba só irá retornar ao aquário a água que transbordar por cima do sexto vidro, certo?
A grande sacada disso? A colônia de bactérias da filtragem química não corre o risco de ficar sem nível, o que poderia ser bastante prejudicial a ela.

Nota: Normalmente se faz essas rampas inclinadas chicanas de queda (no desenho vidros 2º e 4º) para que a água cai de forma mais uniforme sobre as mídias e evite criar caminhos preferenciais.


Lembrem-se que tudo em um sump tem um motivo; todas as medidas e repartições têm o porque de serem daquele jeito. Tem gente por ai que resolve mudar “porque assim fica mais fácil” e depois o dono do sump que fique com o problema.

Veja alguns exemplos disso:
Filtro Sump para aquário Sump%20ex

Bom agora voltemos ao tamanho do sump. Sim eu sugeri que ele fosse o maior possível, mas aqui cabe uma explicação; antes que alguém tente fazer um sump tamanho de um ônibus.

E aqui talvez, eu vá me contradizer um pouco.

Grande sim, mas veja bem; a capacidade do sump, deve ser somente o suficiente para dar conta da carga biológica do aquário, mantermos uma certa margem de segurança a mais até é válido, mas montarmos um filtro hiper-dimensionado, não ajuda em nada, é somente sinônimo de mais gastos.

Uma verdade não muda; a colônia de bactérias (boas) irá se desenvolver até o limite máximo da carga biológica e não da quantidade de mídias existentes.

Então pensemos, o comumente usado como mídia para fixação das colônias é cerâmica certo? (Não vou falar aqui sobre mídias como Matrix, Siporax, etc. Cito a cerâmica como puro exemplo)

Bom a cerâmica, varia muito de marca pra marca, mas o usual (recomendado) é termos 1Kg para cada 100 litros de água. Isso são valores que tem uma boa margem de segurança já.
Filtro Sump para aquário Sump_adilson

Imaginemos que temos um aquário de 300 litros. Um filtro (sump ou não) que tenha 3 kg de cerâmica, estaria perfeito. Pensemos nesse aquário com 6 ou 7 peixes pequenos somente; a carga biológica gerada seria mínima, então a colônia irá se desenvolver de modo a não necessitar toda a quantidade de espaço (das mídias).

Daí um belo dia colocam vários peixes novos, MUITOS mesmo, a carga biológica aumenta muito a colônia sente isso, (mais “alimento”) e cresce junto, mas cresce ate o limite máximo da capacidade de fixação das mídias (entenda-se quantidade de cerâmicas). Mais do que isso ela também não cresce (no filtro) - lembre-se que existe colônias formadas em vários outros locais dentro do aquário também).

Isso mostra o seguinte; não adianta termos vários quilos de cerâmica sendo que ela esta sendo pouco ocupada não é mesmo?

Entendo assim. Vou usar números imaginários, pois não há como quantificar isso. Mas usemos um numero de bactérias igual a 1000 (repito imaginário!) se a colônia se estabilizou nesse número é por eu a quantidade de alimento que elas tem é suficiente para mantê-la nesse número. Daí se tivermos 10 quilos de cerâmicas , teremos 1000 bactérias em dez quilos de cerâmica.

"Uma morando aqui e a outra lá longe" , pode ate ser confortável, mas muito pouco econômico não? Leve-se em consideração que talvez essas mesmas bactérias poderiam muito bem estar "morando" em 3 quilos de cerâmica; então os outros sete quilos estão ali por que?

Repito, a meu ver, montar um sump (ou filtro qualquer) BEM dimensionado é muito mais correto economicamente falando do que montar um filtro monstruoso que irá ser sub-usado.

Bom é isso, o sump é um filtro simples, muito seguro, bastante prático na hora da manutenção (limpeza e troca de mídias por exemplo), se comparado aos demais filtros com capacidade igual, é barato, discreto, pois alem de ficar fora da vista, pode comportar os demais equipamentos do aquário, (como filtros UV, termostatos e aquecedores, etc) e o principal é indiscutivelmente extremamente eficiente.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro