Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

3 participantes

Ir para baixo

Você cria ou você tem?

Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete. 2oBh3Vo100%Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete. Mb9UAL2 100% 
[ 1 ]
Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete. 2oBh3Vo0%Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete. Mb9UAL2 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 1
 
 

Em Curso Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

Mensagem por Mario Manzo 3/10/2014, 23:38

Você cria ou você tem?

Nossa língua portuguesa realmente é muito complexa não? Às vezes, um mesmo termo pode ter vários significados (e conotações) bastantes diferentes um do outro. Acho que é o caso do “criador” que vamos falar aqui.
Afinal o que é um criador?
Uma pessoa qualquer, experiente ou não em aquarismo, vai a uma loja de aquários, fica maravilhado com aquele Betta (citado, por exemplo, poderia ser qualquer outra espécie) lindo que tem ali; compra um macho uma fêmea e vai pra casa feliz da vida. Maravilha nada de errado nisso.
Passado algum tempo, em conversa com amigos, ou ate mesmo em Fóruns como o nosso, essa pessoa que a pouquíssimo tempo adquiriu aquele casal de Bettas, se autonomeia criador de Bettas. Afinal eu não estou criando eles?
É esta sim, mas o criar ai é manter, e não reproduzir né mesmo? E ai entra a tal complexidade da nossa língua portuguesa.
Está errado usar-se o criador ai?
Não, não esta, o termo pode sim ser usado para nomear isso, mas em nosso meio, sei lá se por convenção ou “acordo mutuo” normalmente usamos criador, para designar quem CRIA.
E criar significa ai muito, mas MUITO mais que manter alguns peixinhos (casais ou não). Criar é reproduzir e saber reproduzir, é estudar, é pesquisar, é procurar saber tudo e mais um pouco sobre a espécie que se esta criando, o que comem, a que doenças são suscetíveis, o que os alevinos precisam para “vigarem”, como maximizar a reprodução, etc, etc, etc.
Um conhecido meu, que considero um dos maiores criadores de Discos do Sul do país (e do Brasil ate) me disse uma vez algo que concordei plenamente e nunca mais esqueci:
“Criar é ter conseguido já a segunda, terceira, quarta, quinta, geração do casal original, mantendo suas características originais”.
Quem tem o mínimo de conhecimento sobre criação de algum ser vivo e um pouquinho de genética, sabe o quão difícil é esse “mantendo suas características originais...”
Então ter um casal de Guppys no aquário que tiveram cria pela primeira vez e que a cria “vingou” e se tornou adulta, não implica que seus donos sejam criadores de Guppys. Eles no máximo são aquaristas conscientes e sortudos por terem conseguido essa façanha. Mas pra criadores falta muito caminho ainda.
Isso não minimiza ou tira o brilho do fato de alguém ter reproduzido o peixe que for em cativeiro, afinal é sabido que peixes só se reproduzem quando estão em condições perfeitas de saúde e habitat. E sabemos que isso é mérito do aquarista, então só isso já vale um sonoro parabéns, lógico.

Fonte: UOL/ aquaflux
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

Mensagem por Uátyla 4/10/2014, 07:14

Ótima matéria em, ser um criador é muito mais complicado do que nos pensamos, realmente requer muito tempo e experiência...
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

Mensagem por Adilson 4/10/2014, 21:59

Concordo com isso em partes, mas o termo ter, também acho que não se encaixa em pessoas como nós por exemplo, pois já trabalhei para uma pessoa que tinha um aquário com dois peixes palhaços e até para alimentar os bichinhos eram outras pessoas que faziam, a cunhada de um amigo meu também possui um aquário, mas quem cuida é a mãe e irmã, então o termo ter apenas, acho que se encaixa em pessoas assim.

Pessoas como nós que apesar de não termos o intuito de criar nossos peixes para reprodução, mantemos eles com todo o zelo possível como citado acima, e por isso acho que o termo criar se encaixa conosco mais do que simplesmente o ter, pois oferecemos o melhor possível a eles e sempre estamos em busca de mais informações para melhorarmos cada vez mais.
Se por exemplo vc manter um casal de Acarás do Congo, eles fatalmente irão se reproduzir repetidas vezes e em alguns meses haverão filhotes adultos como os pais e logo virão novas gerações adultas, uma pessoa não tão experiente no mundo do aquarismo pode possuir peixes assim por muito tempo e isso não significa que ele seja um criador e você não, pois nesta espécie não é preciso nenhum esforço além de um aquário com boa filtragem, para que ocorra sucessivas reproduções do mesmo casal sem perdas de muitos filhotes, pois os pais não os predam.

Tem por exemplo o termo produtores que também se encaixaria em pessoas que usam determinada espécie com intuito de reprodução, exemplo: produtores de gado de corte, então isto é bem relativo, pois ter apenas é pouco para nós que cuidamos com tanto amor dos nossos bichinhos.

O texto é ótimo mas só nesta parte eu não concordo muito, apesar dele ressaltar bem que o termo é usado dos dois modos.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 439
Pontos Pontos : 501
Reputação Reputação : 31
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 48
Localização Localização : Diadema
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

Mensagem por Uátyla 5/10/2014, 18:15

Eu diria que nos aquaristas somos uma mistura de Criador e possuidor, pois um aquarista de verdade é um pouco criador e ele não tem ele mantém a espécie como si estivesse em seu habitat natural, e concordo com o ponto de vista do Adilson, a palavra Tem e muito complexa, tipo nos aquaristata temos e mantemos os peixes, nos nos dedicamos ao aquarismo, e tem gente que tem, porém com um propósito de um objeto decorativo. Então o tem divide a dois tipos de pessoas, "nos" aquaristas e os decoradores.
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Você cria ou você tem? Matéria/ Enquete.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro