Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Iluminação de Aquários Plantados.

3 participantes

Ir para baixo

Matéria Iluminação de Aquários Plantados.

Mensagem por Uátyla 2/3/2015, 17:20

Para entender este artigo é necessário saber o que são Watt, Lúmens, Fluxo Luminoso, IRC e Espectro Luminoso, leia este artigo antes: IRC, Fluxo Luminoso, Temperatura de Cor e Espectro Luminoso

Não vou escrever aqui um tratado sobre iluminação, existem centenas na internet, leia-os, outro detalhe importante é que estou escrevendo tendo em mente um aquário BEM plantado, para aquário com apenas um ramo de cabomba ou valisneria no canto a dinâmica é outra e está fora do foco deste artigo. Dito isto quero fazer três observações que podem simplificar um pouco as coisas:

   Esqueça a regra de Watt / Litros definitivamente*;
   Use Lúmens/Litro [Lm/L] para saber qual a necessidade de luz para o aquário e Lumen/Watt [Lm/W] para saber quais lâmpadas são mais eficientes;
   Entenda o que é IRC, Fluxo Luminoso, Temperatura de Cor e Espectro Luminoso pelo menos!


Iluminação de Aquários Plantados. The-dark-side-of-the-moon
Spectrum, Yeaaaah! \m/_

Tudo o que a maioria das pessoas precisa ter em mente é que um aquário plantado necessita para manter a maiorias das plantas saudáveis, até as mais exigentes, de uma iluminação em torno de 60 Lm/L (Lúmens por litro) ou mais que isso para ter plantas muito exigentes e com cores vermelhas/laranja/acobreadas fortes e sólidas.

Iluminação fraca - 30 Lm/L
Iluminação moderada - 60 Lm/L
Iluminação forte - 90 Lm/L

Para saber qual lâmpada escolher você precisa ter sempre esse parâmetro em mente e escolher as lâmpadas que podem oferecer esse fluxo de aproximadamente 60Lm/L para o volume do seu aquário. As boas marcas trazem em sua embalagem a quantidade de Lúmens que a lâmpada emite, somando a quantidade de Lúmens de todas as lâmpadas e dividindo pelo volume do seu aquário você terá uma medida aproximada de quanto de luz elas vão fornecer em Lúmens. Então qualquer lâmpada que emita uma quantidade grande de Lúmens será ótima para o meu aquário? Não. Por que nem só de Lúmens se faz uma boa iluminação, pense por exemplo numa lâmpada HQI, ela tem um alto rendimento em Lúmens, porém o espectro luminoso é restrito e assim as plantas que normalmente apresentariam colorações vermelhas tendem a permanecer verdes.

O Espectro Luminoso, grosso modo, é a representação gráfica dos picos que compõem a luz. Lembra daquela aula de ciências onde falavam que um velhinho¹ pegou um prisma e descobriu que ao passar um raio de luz por ele aparecia um arco-íris por que o raio de luz original na verdade é composto por todos aquelas cores que aparecem separadas após o mesmo raio sair do prisma? Então, o que acontece é que nossas queridas plantinhas usam muito [em vários processos entre eles a fotossíntese] algumas dessas faixas coloridas [vermelho/azul] , um pouco de outras e quase ou nada de algumas delas, como a faixa do verde que é refletida pela clorofila, agora você já sabe por que a maioria das plantas é verde. Dai você precisa garantir que essa demanda de picos seja atendida, então é essencial garantir um espectro amplo, ou seja, você precisa ter no seu aquário as várias faixas necessárias , isso pode ser conseguido usando lâmpadas com amplo espectro ou misturando lâmpadas que se complementem. Ao ler sobre Temperatura de Cor você vai saber qual a relação com o Espectro luminoso e vai entender por que a luz branca em geral é a mais adequada para o aquário plantado. A luz branco contém todo o espectro!

Práxis!
Vamos unir a teoria à prática

Vamos imaginar que você, meu querido leitor, tenha um aquário de 80 litros (60 x 45 x 30 cm) e quer ele bem plantado, com aquelas plantinhas que você economizou um bocado para comprar e não quer perder. Levando em consideração a regra de Lm/L multiplique 80 litros por 60 Lúmens/L e você chega ao número mágico de 4800 Lm totais que serão o necessário para esse volume de aquário, ou seja, você vai precisar usar quantas lâmpadas forem necessárias para fornecer 60+ Lúmens. Agora observe a tabela abaixo:

Iluminação de Aquários Plantados. Tabela_osram
Extraído do catálogo online da Osram

Nesta tabela da Osram estão listadas as lâmpadas tubulares T5 HO (High Output) com seus tamanhos, potências, fluxo luminoso, índice de reprodução de cor (IRC), temperatura de cor, etc. Dando continuidade ao nosso. Se você leu o artigo indicado no começo deste texto então sabe que as lâmpadas com IRC mais próximos de 100 são as que reproduzem as cores mais naturais, no caso todas as lâmpadas tem IRC de 80 a 89 o que garante cores naturais com essa luz**, no mesmo artigo você leu que lâmpadas com 6500K tem a luz branca e um espectro luminoso que tende a ser bem distribuído por todas as faixas do espectro, garantindo não só os picos obrigatórios para a fotossíntese como também outros necessários para demais funções da fisiologia vegetal.

Sabendo disso tudo só nos resta escolher qual delas usar e, levando em conta o tamanho do aquário, fica óbvio que teremos que usa um dos três modelos de 549mm [54,9cm] de comprimento, afinal ela precisa caber "dentro" do tanque, entre elas apenas uma tem 6500K, luz branca. A tabela indica que a lâmpada FQ 24W/885 HO tem 24W e 1600lm, ao dividir 1600 por 24 você constatará que ela emite 66,66 Lm/W o que é um rendimento razoável para esta categoria de lâmpadas. Agora vamos fazer umas contas: Se meu aquário tem 80 litros e eu quero oferecer pelo menos 60 Lumens por litro eu vou precisar de 60 x 80 = 4800 lúmens totais. A nossa lâmpada emite 1600, então se eu dividir minha necessidade [4800] pelos 1600 eu vou saber quantas lâmpadas eu vou precisar: 4800 / 1600 = 3 lampadas.

Resumo da ópera: Nosso aquário tem 80L, precisamos de 4800 lúmens para ter pelo menos 60Lm/L, se nossa lâmpada emite 1600Lm eu vou precisar de três lâmpadas para atender a demanda da maioria das plantas aquáticas para crescerem saudáveis***, para plantas mais exigentes aumentaria uma lâmpada chegando a 4 x 1600 = 6400 / 80 = 80 Lm/L e assim por diante.

Então essa é a lei?
Não, essa é apenas uma opção (The Xylema's Way of Light <= veja). Como eu falei no início desta postagem existem centenas de possibilidades em termos de iluminação, afinal para cada aquário de tamanho diferente tudo muda, e essa é apenas uma forma simplificada de fazer as coisas. Também lembre que o barato pode sair caro, compre lâmpadas de qualidade, não estou dizendo que você precisa de lâmpadas que custam uma fortuna, elas existem, são excelentes lâmpadas, mas tem o inconveniente de custarem uma quantidade desproporcional de nosso rico dinheirinho, a decisão é sua, mas fique ciente de que você tem e pode usar as opções mais baratas, como as lâmpadas do exemplo acima, e tem a garantia de que usadas corretamente elas funcionarão perfeitamente. A opção é sua. Sejam tubulares T8, T5 ou até as PLs econômicas, em muitas situações elas são o necessário para que seu aquário prospere.

Leia, aprofunde-se e experimente, só com a experiência e o tempo é que dominamos qualquer técnica, mas para isso é fundamental conhecer o básico, por isso leia, leia bastante sobre o assunto, aos poucos tudo ficará mais claro. Existem mais uma série de parâmetros que de acordo com o seu projeto poderão influenciar sua escolha.

Fonte
• xylema.blogspot.com.br
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Iluminação de Aquários Plantados.

Mensagem por Hubert Demary 6/3/2015, 00:47

Muito interesante, foi o primeiro artigo que encontro que calcula lumen X litro.
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 280
Pontos Pontos : 323
Reputação Reputação : 9
Data de inscrição Data de inscrição : 30/01/2014
Idade Idade : 47
Localização Localização : Monterrey, Mexico
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Iluminação de Aquários Plantados.

Mensagem por Anderson Felipe 6/3/2015, 10:28

Esse topico é muito interessante ja tinha lido ele anteriomente....
Eu uso lampadas T5.. caras mas sua eficiencia é otima!!!
Sua taxa de iluminação é otima!
Otimo artigo!
Anderson Felipe
Anderson Felipe
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 188
Pontos Pontos : 263
Reputação Reputação : 35
Data de inscrição Data de inscrição : 23/09/2014
Idade Idade : 38
Localização Localização : Sao Paulo
Masculino
Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Matéria Re: Iluminação de Aquários Plantados.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro