Encontre-nos no G+
Publicidade
Últimos assuntos
» Meet Women Who Want to Enjoy Life in Your Townpor alberiat 22/11/2024, 18:55
» Experience the Thrill of Casual Dating in Your Area in Your City
por alberiat 18/11/2024, 04:37
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43
» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04
» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04
» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56
» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41
» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45
» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20
» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11
» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42
» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43
» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25
» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09
» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25
Tópicos semelhantes
Revista Meus Peixes
Traira
+3
Anderson (ad_pgua)
Adilson
Uátyla
7 participantes
Página 1 de 1
Traira
• A Traira Possui poderosos e afiados dentes e seu corpo é coberto com grossas escamas cicloides e abundante camada de muco que protege contra parasitas externos como sanguessugas; cabeça grande e bem ossificada; sua musculatura é adaptada a natação curta e veloz, composta pode poderosas fibras brancas que não acumulam gordura.
Sua aparência e fisiologia estão adaptadas para caça em água pouco oxigenada; pedúnculo caudal é musculoso e poderoso, combinando eficientemente com seu metabolismo anaeróbio, permitindo rápidas reações em frações de segundos. Sua coloração é marrom na região dorsal com manchas pelo flanco; sua coloração pode variar de acordo com ambiente e estado emocional do peixe, podendo possuir abundância de cromatóforos ou não.
Espécime possui aparelho digestivo adaptado a dieta piscívora, independente de seu estágio ontogenético. Predador solitário e voraz, comumente encontrado entre raízes e plantas aquáticas, onde fica a espreita de suas presas, sendo mais ativo durante período noturno. Possui diversos atributos que lhe atribui ser um dos mais respeitados predadores aquáticos com dentes afiados, poderosas mandíbulas, musculatura adaptada a natação curta e veloz e eficiente metabolismo anaeróbico. Todos atributos se faz necessário para o tipo de ambiente no qual vive a espécie, onde a relação entre o sucesso na captação de energia é um papel vital.
Espécie de difícil manuseio por ser bastante escorregadio e potencialmente perigoso devido seus dentes afiados e mandíbulas fortes.
Seu nome popular (Traíra) é utilizado como gíria no Brasil, para identificar um indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas, em alusão características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão deste peixe.
Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água. Pode ser confundido com o Trairão (Hoplias lacerdae), este último pode chegar a um comprimento de 100cm, enquanto a Traíra comum raramente passa dos 50cm. Apesar do excessivo número de espinhos, em algumas regiões é bastante apreciado como alimento.
Reprodução:
• Ovíparo: Maturidade sexual: desconhecido
• Local: Estabelece ovos em buracos no substrato • fertilização: externa
• Ovos e larvas: fazem diversas desovas parceladas ao longo da temporada reprodutiva
• Acasalamento e comportamento de copulação: ovos são fertilizados na nadadeira anal em forma de concha da fêmea, sendo posteriormente descartados em buraco de cerca de 20cm no substrato, onde o macho os guardará até que as larvas eclodam e evadam para vegetação aquática.
Uma curiosidade acerca a espécie, seus ovos podem ser transportados involuntariamente pelas aves aquáticas, e eventualmente podem ficar aderidos as suas penas, patas e bicos, o que explica seu comum surgimento em açudes isolados.
• Papel Reprodutivo: pai cuidam da progênie até que larvas eclodam
• Dimorfismo Sexual: bastante difícil, não apresentam dimorfismo evidente, embora as fêmeas tendem a ficar com ventre mas desenvolvido em época de reprodução, devido o aumento dos ovários.
Sua aparência e fisiologia estão adaptadas para caça em água pouco oxigenada; pedúnculo caudal é musculoso e poderoso, combinando eficientemente com seu metabolismo anaeróbio, permitindo rápidas reações em frações de segundos. Sua coloração é marrom na região dorsal com manchas pelo flanco; sua coloração pode variar de acordo com ambiente e estado emocional do peixe, podendo possuir abundância de cromatóforos ou não.
Espécime possui aparelho digestivo adaptado a dieta piscívora, independente de seu estágio ontogenético. Predador solitário e voraz, comumente encontrado entre raízes e plantas aquáticas, onde fica a espreita de suas presas, sendo mais ativo durante período noturno. Possui diversos atributos que lhe atribui ser um dos mais respeitados predadores aquáticos com dentes afiados, poderosas mandíbulas, musculatura adaptada a natação curta e veloz e eficiente metabolismo anaeróbico. Todos atributos se faz necessário para o tipo de ambiente no qual vive a espécie, onde a relação entre o sucesso na captação de energia é um papel vital.
Espécie de difícil manuseio por ser bastante escorregadio e potencialmente perigoso devido seus dentes afiados e mandíbulas fortes.
Seu nome popular (Traíra) é utilizado como gíria no Brasil, para identificar um indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas, em alusão características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão deste peixe.
Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água. Pode ser confundido com o Trairão (Hoplias lacerdae), este último pode chegar a um comprimento de 100cm, enquanto a Traíra comum raramente passa dos 50cm. Apesar do excessivo número de espinhos, em algumas regiões é bastante apreciado como alimento.
Nome Popular: | Trairá, Cipó de Viúva, Dorme-Dorme, Lobo, Lolaia, Peixe Preto, Robafo, Sabira, Taraira. |
Nome Científico: | Hoplias malabaricus |
Família: | Erythrinidae |
Origem: | Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidade, Uruguai e Venezuela. |
Sociabilidade: | Solitária, Casal e Grupo |
Comportamento: | Pacífico com peixes do mesmo porte |
pH: | 5,5 a 7,0 |
Temperatura: | 23º a 27ºC |
Dieta: | Carnívoro |
Tamanho do Peixe: | 40 a 55cm |
• Ovíparo: Maturidade sexual: desconhecido
• Local: Estabelece ovos em buracos no substrato • fertilização: externa
• Ovos e larvas: fazem diversas desovas parceladas ao longo da temporada reprodutiva
• Acasalamento e comportamento de copulação: ovos são fertilizados na nadadeira anal em forma de concha da fêmea, sendo posteriormente descartados em buraco de cerca de 20cm no substrato, onde o macho os guardará até que as larvas eclodam e evadam para vegetação aquática.
Uma curiosidade acerca a espécie, seus ovos podem ser transportados involuntariamente pelas aves aquáticas, e eventualmente podem ficar aderidos as suas penas, patas e bicos, o que explica seu comum surgimento em açudes isolados.
• Papel Reprodutivo: pai cuidam da progênie até que larvas eclodam
• Dimorfismo Sexual: bastante difícil, não apresentam dimorfismo evidente, embora as fêmeas tendem a ficar com ventre mas desenvolvido em época de reprodução, devido o aumento dos ovários.
Última edição por Uátyla em 18/4/2014, 13:37, editado 1 vez(es)
Re: Traira
Já peguei uma pequenina destas quando caçava coridoras em Sorocaba, a minha primeira atitude foi devolver, pois com certeza estaria levando problema para meu aquário rsrsrsr.
Adilson- Coordenador
Pontos : 501
Reputação : 31
Eu acho bonita, só não tenho coragem de criar, aliás, peixes como piranhas, traíras e dourados por exemplo, pra mim ficam melhor na natureza mesmo.
Abrçs!
Abrçs!
Adilson- Coordenador
Pontos : 501
Reputação : 31
eu ja tive 2 trairas dessas em uma caixa d'agua. gostava muito delas, com o passar do tempo ficam muito mansas, porem sao predadores e acabam com qualquer peixe que estiver com elas.
ja as piranhas tenho muita vontade de comprar aqlgumas, porem nunca achei para vender.
alguem sabe onde tem?
ja as piranhas tenho muita vontade de comprar aqlgumas, porem nunca achei para vender.
alguem sabe onde tem?
Anderson (ad_pgua)- Membro Avançado
Pontos : 701
Reputação : 27
pow cara que bom, pow mas sp e bem longe de onde moro.
esse projeto de criar piranhas e mais para frente mas se vc souber os contatos desse c ara e puder me passar...
esse projeto de criar piranhas e mais para frente mas se vc souber os contatos desse c ara e puder me passar...
hum, blz vou continuar procurando por aqui.
obrigado
obrigado
Tome cuidado pois a traíra é um peixe coletado na natureza e vendida como peixe ornamental em algumas vezes. Por se tratar de um peixe muito resistente elas carregam parasitas e protozoarios que são letais a nossos peixes que não tem a mesma imunidade de um peixe de rio.
Abç.
Abç.
Lucas Duarte- Amigo VDA.
Pontos : 836
Reputação : 66
as minhas eram mantidas so elas em uma caixa dagua, ate porque elas devoram qualquer outro peixe que esteja com elas...rsrsrsrs
ela é bonita..mas eu acho mt grande o.O
eu não sabia q vc tinha uma queda por piranha kkkkkk
eu não sabia q vc tinha uma queda por piranha kkkkkk
Renata- vip
Pontos : 524
Reputação : 33
é brincadeira hein hehe
Renata- vip
eu tbm acho é muito bonito mesmo
Renata- vip
concordo e logo quero ter algumas aki
a traira na verdade vive em pares dificilmente se encontra uma ttraira solitaria quando eu estou pescando e fisgo uma logo em seguida vem outra, se por duas em um aquario elas se juntam como um casal se por tres uma delas tendera sempre a pular pra fora do aquario, eu fiz a experiencia, mas agora em junho minhas trairas pararam de comer alguem tem uma sugestao de como eu devo proceder
alan rodrigues dos santos- Membro
Pontos : 9
Reputação : 1
Então Alan, o jeito é você ter paciência com os peixes, pois no frio, seu metabolismo diminui muito, você acaba presenciando um peixe mais quieto e se alimentando pouco.
abraço
abraço
Mario Manzo- Coordenador
Pontos : 1334
Reputação : 84
valeu
alan rodrigues dos santos- Membro
Pontos : 9
Reputação : 1
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum