Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Aquários marinho - dicas

Ir para baixo

Em Curso Aquários marinho - dicas

Mensagem por Mario Manzo 21/9/2013, 15:40

Dicas
"LOCAL DA MONTAGEM"

O aquário deve estar situado em um lugar onde seja cômodo, tanto para a passagem quanto para a sua correta manutenção.
Não se deve montar o aquário onde haja iluminação direta do sol, pois isso pode comprometer o mesmo. Lembrando que precisamos de espaço para a montagem, pois é preciso colocar alguns equipamentos para o seu funcionamento, e esses equipamentos são normalmente instalado debaixo do aquário, dentro do móvel.
Existem alguns filtros que são apoiados no vidro traseiro do aquário, por isso, é preciso deixar uma distância entre a parede e o aquário para a instalação do filtro.

"TAMANHO DO AQUÁRIO"

Um conselho é que instale um aquário o maior possível, considerando o espaço disponível e o dinheiro que está disposta a gastar. entre os iniciantes é normal montar um aquário pequeno e depois de um tempo se tudo ocorreu bem, montar um maior. O ideal é começar com um de 100 Litros, que a princípio vai parecer muito grande, mas aos poucos você mudará de opinião.
Tem que ter em mente que quanto menor o aquário mais problemas nos poderá dar, pois a estabilidade de um aquário pequeno demora mais do que um grande, sendo que este está sempre variando as suas qualidades como: PH, Temperatura, etc...
Para calcular a quantidade de nosso aquário, devemos ter as seguintes medidas: Altura, Largura e Profundidade. Ao multiplicar estas três medidas, teremos o volume total de litros em cm cúbicos.

Por exemplo:

Altura : 50 cm.
Largura : 70 cm.
Profundidade : 40 cm.
50 x 70 x 40 = 140.000 cm3 | 140.000/1000 = 140 litros

Ao multiplicar estas medidas, obtemos 140.000 cm3, este representa um aquário de 140 litros de capacidade total, Depois, quando for adicionado o substrato (halimeda), rochas, corais, etc., este volume irá diminuir (este será fundamental para saber os litros exatos de água quando precisarmos adicionar algum suplemento à água, que devem ser rigorosamente obedecidos pelo fabricante)
As medidas ao meu entender mais importantes, será a altura e a profundidade. A primeira deverá rondar os 50 cm aprox., sendo que para mais de 70 cm será necessário um vidro de maior espessura. A segunda, a profundidade é uma questão de estética, pois a decoração do aquário marinho é fundamental, e uns 40 cm já está muito bom, assim com esta medida se pode apreciar toda sua dimensão.

Veja abaixo as medidas recomendadas:
Principiante = 100 cm. x 50 cm. x 40 cm. = 200 litros
Intermediário = 120 cm. x 60 cm. x 50 cm. = 360 litros
Avançado = 150 cm. x 70 cm. x 50 cm. = 525 litros ou mais

"A ÁGUA E SUAS CARACTERÍSTICAS"

Em primeiro lugar temos que ter uma idéia muito clara: pelo fato de vermos a água do aquário transparente e bonita, não significa que essa está ideal para nossos peixes; este é um erro que muitos dos iniciantes cometem, por isso faça os testes para garantir a boa qualidade da água.
Todos sabemos que a água de torneira tem uma quantidade de cloro muito elevada que faz muito mal para os peixes, e também devemos ressaltar que o PH, Dureza, Amoníacos, Nitritos, são fatores que devem ser controlados a risca, para não prejudicar os nossos peixes. O correto é utilizarmos água deionizada, que nada mais é do que uma água tratada por um filtro (Deionizador), que purifica quase 99% da água, esse encontra-se em lojas de aquarismo, e são bastante caros!

Como Habitar um Aquário Marinho

Nesta parte você ira aprender como habitar um aquário marinho.

Pronto, seu reef está montado e rodando, tudo funcionando do jeito certo, todo o sistema hidráulico e elétrico perfeito, toda a iluminação acendendo e apagando conforme a programação dos timers, seu chiller e skimmer funcionando a todo o vapor o a caminho disso, mas seu aquário está deserto. É o dia seguinte da montagem, não perca tempo fazendo testes, pois o que está acontecendo aí dentro é uma verdadeira guerra química e biológica, nenhum animal marinho resistiria a esse ambiente. Será?
Não é verdade, você pode começar essa semana mesmo, ou quem sabe hoje mesmo a habitar seu tanque. É verdade que não serão peixes e nem corais maravilhosos que resistirão a esse ambiente, mas você poderá ter um grande número de animais que além de te destrair nesse duro e monótono início farão um serviço de limpeza excelente em seu aquário, a equipe de limpeza, como costumamos dizer.
Paguros, mini-paguros, astréas ou turbo-snails e ofiuros. Esse animais são essenciais em todo aquário, comerão desde os restos de comida que passarem despercebidos pelos peixes, até as algas que aparecerem pela frente.
Ao colocar um novo animal dentro de seu aquário pense muito bem, é uma atitude séria pois além de estar lidando com uma vida, você estará lidando com o seu reef, um animal ali dentro é quase impossível de ser retirado, retirar um animal de seu aquário é mesmo um evento. Mas agora não queremos retirar nada, queremos colocar, por isso é que tomaremos todos os cuidados para mais tarde não nos arrependermos.

Paguros e mini-paguros:

São esses os animais que você irá buscar logo no início, eles se alimentam de algas e de todo o "lixo" do seu aquário, serão os responsáveis pela limpeza pesada.
Os paguros costumam se grandes, com a casca e tudo tem de 3 a 5 centímetros, alguns chegam a exageros de mais de 20 centímetros de diâmetro. Muito cuidado se for colocar paguros, prefira os mini-paguros descritos abaixo. Mas uns 10 desses chamam a atenção e não causarão problemas ao se locomover se você souber escolher, existem alguns importados chamados de blue-legs ou red-legs, tem as patinhas azuis ou vermelhas e os olhos bem visíveis, são engraçados e bonitos, compre-os.
Os mini-paguros nacionais são os mais famintos, tem de 1 a 2,5 centímetros, as suas conchinhas tem formatos diversos, redondas, esticadas, não importa, contanto que sejam mini mesmo e nacionais, compre-os.

Astréas ou turbo-snails:

São as nossas lesminhas de casca, nossos caramujos. Adoram algas verdes e conseguem subir nos vidros. Mais eficazes que os mini-paguros e muitas vezes são assassinadas por eles para que possam ocupar a sua casca que costuma ser redonda com quase 2 centímetros de diâmetro. Cuidado com as grandes e com as astréas galhadas, essas possuem várias protuberâncias em sua casca, e como são muito fortes acabam se enroscando nas rochas e derrubando-as com o passar do tempo.
Sem nenhum exagero, entre mini-paguros e astréas, você deve comprar 1 animal para cada litro de água do seu reef. Tem 600 litros? Compre 600 desses animais. Tem 200 litros? Compre 200 desses animais. São 1200 litros? Pode comprar 1200 animais. Em uns 4 dias pelo menos 10% deles morrerão e os restantes se espalharão pelo aquário e você só olhando e sem saber quantos são não conseguirá dizer que são tantos assim. É normal eles se atacarem, principalmente mini-paguros atacando astréas, não interfira nunca.

Ofiuros:

São parecidos com estrelas do mar, possuem um corpo central e 5 patas distribuídas radialmente, são geralmente cinza-escuros, bem sem graça, existem alguns que são "peludos" possuindo seus tentáculos mais compridos em toda a pata. Com o passar do tempo você sentirá a necessidade desses animais, pois eles comem todos os restos alimentares dos peixes e se você notar que está sobrando muito disso no substrato de fundo é necessário adquirir mais desses animais, no início compre apenas 1 ou 2. Prefira os "peludos" pois são menos feios que os outros lisinhos.
Nessa primeira semana, se perceber que muitos "corpos" de mini-paguros mortos estão no seu aquário retire-os, assim você evita estragar ainda mais a sua água, digo ainda mais pois com uma semana você pode ter certeza que ela é estragada, seu aquário é muito novo, um recém-nascido, e se mesmo assim você quiser testar a água fique a vontade, mas não confie nos resultados.
Em 5 ou 10 dias você pode ter os seus primeiros animais "de verdade": os Zoanthus. São animais que vivem em colônias, pequenas "florzinhas" coloridas que se abrem com a luz, se fecham de noite ou até se habituarem com o novo lar. Existem muitas variedades, azuis, verdes, marrons com verde fluorescentes, vermelhos, laranjas, rosas e verdes e muitos outros.
Gostam de ficar sobre o substrato de fundo, num canto do aquário. Compre de 1 a 3 colônias e espere uma semana para comprar mais, eles devem vir em colônias e fixados numa rocha, escolha com cuidado e os mais bonitos e coloridos, com colônias mais cheias de indivíduos.
Já temos 15 dias de reef e você está louco pra comprar um coral de verdade, daqueles que balançam com a correnteza, colorido, lindo. Esqueça, ainda é muito cedo pra sacrificar uma vida. Vamos comprar uns bichos mais resistentes por enquanto. Com 15 dias as primeiras algas certamente estão aí e a equipe de limpeza trabalha o tempo todo. Mas mesmo assim você merece ter seu próximo coral: Mushroons. São lindos e coloridos, verdes, azuis, vermelhos, rajados, estriados, abrem e se expandem ficando gigantes durante o dia e de noite se encolhem inteiros, sob a luz azul da lâmpada actinea ficam fluorescentes. Dessa vez você vai adorar ainda mais ter um reef.
São vendidos em colônias fixadas em rochas e paga-se o preço por cada pólipo ou indivíduo. Não economize agora, certamente você irá adorar ter esses mushroons enquanto for aquarista. Coloque-os junto ao fundo também, mas no meio do aquário, preste atenção pois eles irão se reproduzir e se espalhar pelas rochas que estiverem encostadas portanto crie uma "cordilheira" separada da sua montagem de rochas, logo a frente dela, em algum tempo todas essas rochas estarão cobertas de mushroons e se tornarão uma verdadeira atração em seu reef.

Peixes?

Espere mais, vamos ficar com os corais por enquanto, certamente você já não aguenta mais esperar pra comprar seu Yellow Tang, não é? Acha que ele vai comer as algas junto com os paguros, eh? E ainda colocou questões nos foruns perguntando se pode e disseram que pode? Realmente você pode, mas temos certeza que se por um acaso ele morrer, além da grande decepção, além de acabar com uma vida, você ainda vai ter um prejuízo financeiro. Vamos esperar seu reef completar pelo menos 30 dias, aí a probabilidade de seus peixes morrerem é muito menor do que agora com 15 ou 20 dias, mais 10 dias e mais 1 ou 2 trocas parciais ajudarão bastante a melhorar a qualidade do seu aquário, acredite.
Com 20 dias podemos ir comprar mais alguns corais. Isso mesmo, alguns, dessa vez você vai poder se divertir. Vamos atacar os leathers. Você pode comprar leathers de todos os tipos que quiser, mas não exagere, compre no máximo 3 diferentes, já vai dar pra se distrair e se encantar bastante. Coloque-os nas rochas, nem no topo e nem no fundo, coloque da metade pra cima da coluna d'água, com correnteza média-forte intermitente e luz de HQI's. Normalmente seus leather passarão pelo menos uns 3 dias fechados e então começarão a soltar uma pele e a expandir seus pólipos. Escolha com cuidado seu leather, observe se ele está bem fixado na rocha e se não tem nenhuma "ferida".
Quase 1 mês de reef, são 25 dias e você quer comprar mais bichos. Seus leathers já abriram todos os pólipos? Se não abriram espere mais uns 5 dias, não compre nada ainda, curta os mushroons e os zoanthus e continue observando os lathers. Se os leathers já abriram fique a vontade pra comprar um colt. Escolha um de 10 a 15 centímetros de altura quando aberto, fixado numa rocha - de modo algum pegue um colt sem ele estar fixado numa rocha. Coloque-o num local com as mesmas condições de circulação e iluminação que os leathers.
Ao completar 30 dias, desde que você tenha seguido todas as instruções que estão na seção de montagem e na de manutenção, você poderá comprar peixes e ficar mais a vontade para escolher seus corais, contanto que nada tenha morrido ou ainda não tenha aberto, e obviamente se a infestação de algas não estiver sendo exagerada e assustadora. Compre um Yellow Tang, pois sem um desses você não terá um aquário marinho, aquário marinho é igual a Yellow Tang, entende? É um peixe resistente e dominador, portanto não exagere no tamanho, compre um pequeno, com no máximo 6 centímetros da boca até a cauda. Ele irá comer verduras como alface, espinafre, escarola. comida em flocos ou granulada de boa qualidade, artêmias vivas ou congeladas, blood worms e o que oferecer, obviamente ele terá uma certa timidez no início, mas com o tempo ele se acostumará com as pessoas que se aproximam do aquário para observá-lo, insista em colocar verduras desde o primeiro dia, mesmo que ele pareça não se interesar deixe a verdura no aquário por umas 4 ou 5 horas.
Com tudo isso correndo bem você poderá comprar corais moles diversos não vamos nos arriscar nos corais duros ainda, é aconselhável comprar um livro onde existam fotos coloridas e textos bem explicativos sobre corais, assim será mais fácil reconhecer as espécies e saber quando e onde colocar o animal dentro do aquário.
Se tudo correr bem até completar 50 dias de aquário, se nenhum incidente acontecer (se algo acontecer espere mais 15 dias), você pode começar a pensar em corais duros, mas antes de comprá-los faça os testes no seu aquário e só vá adiante se tudo estiver dentro dos padrões aceitáveis. Ao comprar corais duros tenha somente cuidado com dois deles: Fox e Elegance, reserve-os com pelo menos 30 dias, encontre o coral e pague metade para o lojista mantê-lo durante mais 30 dias, são corais que sofrem um ataque de bactérias terrível, e é comum que eles morram depois de uma semana no aquário, por isso observe o seu na bateria da loja durante esses 30 dias, não menos que isso, assim você terá a certeza que não terá perdas desnecessárias entre os seus animais.

Atenção com os PEIXES!

Peixes em aquários de corais se sentem a vontade, algumas espécies se sentem tão a vontade que podem atacar os corais, por isso tenha sempre a certeza que o peixe que está adquirindo pode ser colocado em aquários de corais, não confie em ninguém menos que os próprios aquaristas que conhecer e que mantiverem um peixe da espécie que pretende comprar em seus aquários. Um peixe dentro de um aquário de corais é um peixe que só sairá dele causando muito transtorno, por isso tenha muita atenção, além de que é muito mais fácil morrer um peixe, seja lá qual for o motivo, do que perder um coral. Reserve seus peixes e observe-os por uma semana ao menos na bateria da loja.
Com isso passaram-se 2 meses, se você se dedicou plenamente ao seu aquário e teve atenção e muito cuidado nesse período, ele deve estar realmente bonito e populoso. Guarde sempre uma hora do dia para observar a vida que acontece lá dentro, é através dessa observação que você terá experiência mais tarde para poder opinar e ajudar você mesmo e outros aquaristas, se precisar guarde anotações consigo para referências futuras.

Fonte de dados: Apostila Aquamar
Mario Manzo
Mario Manzo
Coordenador
Coordenador

Mensagens Mensagens : 1022
Pontos Pontos : 1334
Reputação Reputação : 84
Data de inscrição Data de inscrição : 27/03/2013
Idade Idade : 45
Localização Localização : Mogi Mirim- SP
Masculino
Atrapalhado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro