Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Últimos assuntos
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

» Olha galera que legal um aquário piano!
por Altair 1/9/2017, 15:33

Destaque do mês!


Carregando avatar...



Posts:

Membro desde:


Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"

Ir para baixo

Em Curso Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"

Mensagem por Uátyla 10/11/2013, 19:54

Olá senhores!
Vi esse tutorial e acho que vai ser muito interessante para novos aquaristas marinhos!

Estou aqui para mostrar mais um de meus projetos. Espero que tirem ideias para outros melhores... Gargalhada 

Eu adiei ao máximo colocar um reator de cálcio em meu reef. Mas cheguei em um momento ( 6 meses de montado) em que o cálcio não passa de 350 e o KH está em 5,6 (valor extremamente baixo). Somente o reator de Nilsen e adição de Kalk da Red Sea não estão sendo suficientes.

Tenho feito vários desenhos e estudos de qual melhor tipo de reator de cálcio e cheguei ao reator de câmara dupla. Neste tipo de reator, a segunda câmara serve para elevar o PH da água que sai, uma vez que esta passa pela mídia somente um vez no seu caminho. Tem-se um melhor aproveitamento do CO2 também.

O projeto de um reator totalmente de acrílico está próximo, mas no momento não disponho de tempo ($$$) para montar um de acrílico.
Resolvi aceitar o desafio e fazer com as peças que tinha em casa, inclusive a bomba, sem gastar nada extra.

Primeiro precisei de uma forma de forçar a água entrar no reator. Essa é a mais simples, sem uso de bombas. Foi só adaptar uma torneira na tubulação de recalque. A regulagem é bem fina e precisa.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Registro_recalque_1Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Registro_recalque_2

Ok, essa é a base do meu reator ? Por que? Ela é forte, alta, e pode acomodar a SB2000 dentro sem problema. Essa é uma caixa de esgoto de 150mm. Abri todos os furos laterais nela para entrar água e refrigerar a bomba.Optei por colocar a bomba dentro da base do reator para economizar espaço no meu [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], que já está bem bagunçado.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Base_2Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Base_1

Para o corpo do reator vou usar o mesmo pote de acrílico usado no skimmer HSA de PVC. Nesse caso cou usar 3 grandes e um médio.
A medida e forma desses potem podem variar, inclusive o material. O importante é a funcionalidade
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Copo_2

Detalhe da bomba: a SB2000 pode até ter anel de vedação em borracha, mas de forma alguma deve ser usada for a dágua. Existe uma grande folga que deixa vazar água. Custei para descobrir que esse era o motivo pelo qual meu reator não parava cheio de água.

SOLUÇÃO: bastante silicone e fitas para vedar e segurar a voluta no lugar. Passei uma camada de silicone internamente. Tomar cuidado para não passar silicone no caminho das pás do impeller.

Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Amarracao_bombaReator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Encaixe_bomba

A bomba fica dependurada pela tubulação de entrada dágua.
E olha que essa bomba é bem pesadinha. O ideal seria usar uma maxi-jet, mas como já disse, me propus a fazer com peças que já tinha em casa.
Bomba no lugar, placa de acrílico colada e tubos no lugar.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Montagem_bomba_1

Vamos para a tubulação de re-circulação. Uma das vantagens da bomba sob o reator é a minimização de tubulação. Neste caso a bomba vai ser presa diretamente na luva.
Vista da parte de cima da base. A luva (rosca 3/4” x cola 25mm) foi colada no lugar com super-Bonder.
Vista interna. A SB2000 tem a particularidade da boca de entrada entrar justo em uma luva de 25mm e a boca de saída em uma luva de 20mm. Isso vem muito a calhar, pois ela será presa diretamente na luva.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Furo_baseReator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Furo_dentro

Antes de colocar a luva no lugar (não é necessário colar), usei mais dois adaptadores para mangueirinha na luva de fixação da bomba. É só furar e colar com araldite 10 minutos (mais prática).Um deles é para a entrada de água (via torneira adaptada no recalque do sump) e a outras para a entrada do CO2.
Essa duas entradas poderiam ser em vários lugares diferentes, inclusive na tampa do reator, mas optei por colocá-las aqui mesmo.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Entrada_co2_1Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Entrada_co2_2

A fim de proteger a bomba dos efeitos abrasivos do pó que sai da mídia, resolvi instalar um filtro. Nada mais é que um filtro automotivo universal de alta vazão. Internamente existe uma tela que barra as partículas maiores e deixa passar somente a água.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Filtro_1Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Filtro_2

Detalhe do filtro e tubulação de saída de água.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Detalhe_filtroReator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Geral_reator_1

Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Geral_sump2

O T na primeira câmara serve para repor a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (pelo plug de 3/4”)
A água sai da primeira câmara (tampa amarela) por cima e entra na segunda câmara por baixo, passa pela midia de baixo para cima (gastando o excesso de CO2) e sai pela tampa da segunda câmara (tampa verde).
A recirculação é feita somente na primeira câmara de cima para baixo.
A vazão de saída de água é dada pela regulagem da torneira lá na tubulação de recalque.
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  Vista_cima

Depois de cheio foi só ligar a bomba e regular a quantidade de água na saída da segunda câmara.
Instalado o conta-bolhas é mandar CO2 para dentro ... e pronto !!!
Reator de Cálcio DIY "modelo econômico"  No_sump


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre


http://www.vidadeaquarista.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro