Vida de Aquarista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Encontre-nos no G+
Concursos VDA
Vida de Aquarista
Publicidade
Os membros mais ativos do mês
alberiat
Setup Plantado 100L 2oBh3VoSetup Plantado 100L IP8eXNwSetup Plantado 100L Mb9UAL2 

Últimos assuntos
» Experience the Thrill of Casual Dating in Your Area in Your City
por alberiat 18/11/2024, 04:37

» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43

» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04

» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04

» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56

» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41

» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45

» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20

» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11

» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42

» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43

» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25

» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09

» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25

» Misteriosa criatura marinha dá à costa após furacão Harvey
por Altair 14/9/2017, 15:25

Destaque do mês!

Carregando avatar...

Membro desde:

Mensagem para o membro:
Parabéns caro membro por está sempre ativo em nosso fórum, você é a prova de que todo o esforço tem resultado. Obrigado por nos ajudar.
Revista Meus Peixes

Setup Plantado 100L

4 participantes

Ir para baixo

Em Curso Setup Plantado 100L

Mensagem por Hubert Demary 10/2/2014, 02:02

Bom promessa é divida e depois de muito atraso por fim consegui um tempinho para subir as fotos do meu plantado.
Esse aquário eu tenho desde 2003 e estava desativado desde 2007 ano passado resolvi encher ele outra vez para matar a saudade do hobby. (desculpa alguma gafe com o português, tenho 16 anos morando aqui no México ando meio desatualizado com as novas regras).

Setup:
Dimensões: 76L x 45A x 30C 102 litros brutos.
Temperatura: 27 graus
PH: 6.8
Aquecedor: 100W aqui no México esse ano o inverno veio feio e esse aquecedor não deu conta do recado então adicionei um reserva de 50W.
CO2: Caseiro aproximado 2 bolhas por segundo 24 horas
Substrato: húmus + areia (tipo de praia que comprei numa loja de aquário daqui)

Filtros: 1 aquaclear 300 e 1 canister caseiro com bomba de 1000 litros por hora.

Iluminação: 4 espirais de 18W, 1170 lumines e temperatura de 6500K conectadas por 2 timers de forma que 2 lampadas ficam 9 horas ligadas e outras 2 7 horas ligando 1 hora antes y apagando igual 1 hora antes que a outra.
Quando apaga as lampadas ligo 2 lampadas de 5W azuis para fazer o efeito luz da lua :) (ps não deixo toda a noite so até a hora de dormir).

Fauna: 3 Acaras bandeiras pequenos, 4 Barbos sumatra, 5 paulistinhas, 1 Comedor de alga siames

Flora: sou meio devagar para poder identificar as plantas as únicas que tenho certeza são as elódeas e cabombas que começaram a quebrar (acho que são os discos) e estão quase acabando. aproveito para pedir ajuda a identificar :P sou muito ruim para isso..

Última edição por Hubert Demary em 21/9/2014, 23:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : atualização da fauna)
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Mensagens Mensagens : 280
Pontos Pontos : 323
Reputação Reputação : 9
Data de inscrição Data de inscrição : 30/01/2014
Idade Idade : 48
Localização Localização : Monterrey, Mexico
Masculino
Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Setup Plantado 100L

Mensagem por Thiago Marques 10/2/2014, 09:10

Holla! Que Tal? como ta o meu mexicanês? kkkkk

Brincadeiras a parte... gostei do seu projeto, bastante FVM's hein.... Com relação ao PH ia falar dos poecilideos, mas vc já relatou em baixo, então o que posso falar é se caso sua intenção for aumentar o PH, pode colocar alguma rocha, alcalinizante, ou até mesmo substratos que alcalinizem... Seria muito bom mesmo pra eles kkkk

Pelo que li no seu outro tópico vc não fez a ciclagem, ou fez? E nos detalhe também sobre suas mídias biológicas, o que usa e quanto usa?

Abraço
Thiago Marques
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 691
Pontos Pontos : 827
Reputação Reputação : 58
Data de inscrição Data de inscrição : 03/05/2013
Idade Idade : 38
Localização Localização : Presidente Venceslau-SP
Masculino

Mensagem por Lucas Duarte 10/2/2014, 09:26

Optaria por poecilídeos em ph alcalino, ou bandeiras e ottos em ph ácido, não misturaria as espécies.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 717
Pontos Pontos : 836
Reputação Reputação : 66
Data de inscrição Data de inscrição : 25/03/2013
Idade Idade : 43
Localização Localização : Taubaté - SP
Masculino
Relaxado

Mensagem por Hubert Demary 10/2/2014, 14:24

Thiago:
Tá bom já é um começo. HAHAHAHAHA  :) 
Que bom que agradou :) na verdade não sou muito bom com acabamento :P mas a patroa sempre da os pitados e me ajuda a que não fique tão infantil.. :P
Fiz ciclagem sim demorei 21 dias para colocar o primeiro casal e plantas, e estava usando um desses produtos que parecen fermento biologico para acelerar o proceso.
Não queria usar algum alcalinizante pelos acaras, mas uma loja aqui perto ficou de me conseguir os neons essa semana e o cara aceita trocar os poecilideos por parte do preço.
Então to na espera. Quanto as midias eu uso no Aquaclear perlom e as esponjas que veio com ele, no canister eu uso ceramica embaixo, perlon e emcima para um pre filtro da sujeira maior primero para nao saturar tanto o perlon coloquei espuma. A ceramica usei a de um vaso que quebrou eu terminei de fazer pedacinho e to usando e o resultado tem sido muito bom só nos 2 primeiros meses derepente a amonia subia para 0,25 um dia e depois ja baixava. O filtro de plantas que tenho também esta cheio de ceramica assim as vezes que preciso limpar os 2 filtros ao mesmo tempo não fico sem bacterias.mas de todas formas não costumo limpar os 2 ao mesmo tempo.

Lucas:
Na verdade eu sempre quis ter aquario com PH acido e sempre foi uma luta, por isso sempre optava por poecilideos, mas depois de 6 meses de montado surpreendentemente começo a baixar o PH, e então decidi deixar assim para poder finalmente ter acara bandeira e neons que sempre quis. Estou buscando negociar os poecilideos que tenho para colocar os neons, acho que com a filtragem que tenho os acaras, otos e uns 5 ou 6 neons estaria de bom tamanho para a litragem que tenho.

Quanto aos FVM eu comecei fazer porque eu gosto e aqui as coisas para aquario são muito caras, tem muito pouco tempo que começou a moda de plantado aqui então plantas tambem são caras  Choro  por isso só tenho mais plantas simples. Mas encontrei um link se vocês quiserem logo eu passo de uma loja china que manda sementes de plantas aquaticas, se não me engano o pacotinho de 3000 sementes com 15 especies sai por uns 8 dolares mais o envio.
 Gargalhada

No que puder ajudar é so perguntar. :)
Abraços!
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre

Mensagem por Lucas Duarte 10/2/2014, 15:44

Os bandeiras são peixes de cardume, sendo indicado um número mínimo de 4~6 indivíduos. Com isso deve-se considerar um aquário de no mínimo 200 litros.

Na sua litragem optaria por um cardume de 10~15 neons juntamente com um cardume de ramirezis (4~6) e alguns Ottos (8~10).

Essa fauna com o ph de 6,6 a 6,8 seria o ideal para que tenha o belo comportamento natural de seus habitantes.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Masculino
Relaxado

Mensagem por Hubert Demary 10/2/2014, 16:23

Valeu Lucas!
Eu tinha lido em algum lugar que bandeiras podría ter nesse aquário, que não podia ter menos de 3, a internet tem muita informação mas nem tudo e muito confiável, por enquanto os acaras estão pequenos vou mantê-los com os neons que comentei, janto planejando outro aquário de uns 250 - 300 litros para agosto mais ou menos... Ai vou passar eles pra lá... E completo com mais alguns.. O bom foi eu ter encontrado um fórum bacana como esse, onde as pessoas comentam e ajudam sem arrogância... :)
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre

Mensagem por Thiago Marques 11/2/2014, 09:08

hdemary... estamos aqui pra isso! As considerações do Luca quanto ao acará são bem claras... e os neons se fosse um cardume maior seria o mais ideal!!!

Mas ta sendo um projeto da hora

Quanto as mídias... que bom que ta dando certo, faz os testes de quanto em quanto tempo?
Thiago Marques
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Mensagens Mensagens : 691
Pontos Pontos : 827
Reputação Reputação : 58
Data de inscrição Data de inscrição : 03/05/2013
Idade Idade : 38
Localização Localização : Presidente Venceslau-SP
Masculino

Mensagem por Hubert Demary 11/2/2014, 14:08

Fala Thiago!
Sim eu entendi o ponto do Lucas, e o aquario ficar com a agua acida foi uma casualidade nunca tinha conseguido, como a agua aqui é muito dura e alcalina me dava por satisfeito manter o ph entre 7,4 7,8 nos outros aquarios que tive, e por isso depois que tinha lido que em 100 litros podia ter 3 acaras por isso comprei eles e pensei em trocar os poecilideos.
Mas então agora estou com uma duvida.
Tenho outro projeto como tinha comentado para agosto mais ou menos de montar outro aquario tambem plantado entre 200 e 300 litros ainda não tenho certeza. Não poderia tirar os poecilideos agora e manter os Acaras por enquanto que estão pequenos? e depois pasar eles pro outro aquario con outros 2 ou 3?

Os testes eu faço o de PH sempre que vou fazer as TPAs, e o de amonia fiz enquanto estava ciclando seguido primeiro dia sim dia não depois 2 vezes por semana depois que estabilizou já não tenho feito seguido, sempre costumo observar o comportamento dos peixes cor da água, se não tem nada anormal como o aquario já esta estavel não me preocupo.

E como dizia gostei muito desse forum porque as pessoas estão dispostas a ajudar de boa, já vi em outras partes que quando você pergunta alguma coisa o povo ja vem dando bronca ai um da um pitaco o outro quer mostrar que sabe mais e começa o quebra pau.... :(
Eu mesmo tenho aquarios desde os 13 anos, mas não é a mesma coisa ter um aquario simples com peixes faceis que ter um aquario mais elaborado e acho que no aquarismo sempre estamos aprendendo :)
Quando começe o projeto do novo aquario faço um topico para pedir ajuda com ideias e duvidas :)

Muito obrigado pelas ideias :)

Abraços!
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre

Mensagem por Lucas Duarte 11/2/2014, 14:45

hdemary escreveu:como a agua aqui é muito dura e alcalina me dava por satisfeito manter o ph entre 7,4 7,8
Independente do ph que colocamos na TPA, o ciclo final do nitrogênio (aquário ciclado ou maturado) manterá sempre o ph ácido, a não ser que tenha algum elemento alcalinizante na água, como corais, conchas e etc.
hdemary escreveu:e por isso depois que tinha lido que em 100 litros podia ter 3 acaras por isso comprei eles
Por isso é tão importante fóruns de boa qualidade, onde a função é orientar o hobbista, mas seguir os conselhos fica a critério de cada um.
A internet é excelente em informações, mas devemos ter muita cautela em comentários e tópicos clriados por pessoas que não servem de exemplo nem como pessoa quem dirá de aquarista, por isso sempre indico muita pesquisa antes de adquirir qualquer espécie que seja.
hdemary escreveu:Não poderia tirar os poecilideos agora e manter os Acaras por enquanto que estão pequenos? e depois pasar eles pro outro aquario con outros 2 ou 3?
Deixando-os separados e com os parâmetros próprios para cada espécie não terá problema algum.
hdemary escreveu:Os testes eu faço o de PH sempre que vou fazer as TPAs, e o de amonia fiz enquanto estava ciclando seguido primeiro dia sim dia não depois 2 vezes por semana depois que estabilizou já não tenho feito seguido, sempre costumo observar o comportamento dos peixes cor da água, se não tem nada anormal como o aquario já esta estavel não me preocupo.
O idela é efetuar os testes de toxina 1x por semana, visto que as mídias podem saturar ou, dependendo da qualidade da mesma, demorar muito para a troca de colônia. Nesse meio tempo poderá tomar alguma atitude antes de que seus peixes tenham algum sintoma.
Pois o ditado é fato "é melhor prevenir do que remediar".
hdemary escreveu:já vi em outras partes que quando você pergunta alguma coisa o povo ja vem dando bronca ai um da um pitaco o outro quer mostrar que sabe mais e começa o quebra pau.... :(
Acho que toda discussão é válida, ainda mais quando se temos um bem em comum: o bem estar dos peixes. O problema de alguns fóruns e foristas é a educação, falta de flexibilidade e humildade de assumir algo que está errado ou possa ser melhorado, de sobra qualquer discussão se torna válida para todos os leitoras.
Já participei de vários fóruns que nem tenho orgulho de mencionar, mas não sou ignorante ao ponto de dizer que nada aprendi, aprendo principalmente com erros alheios.
hdemary escreveu:Eu mesmo tenho aquarios desde os 13 anos, mas não é a mesma coisa ter um aquario simples com peixes faceis que ter um aquario mais elaborado e acho que no aquarismo sempre estamos aprendendo :)
Acho que essa "elaboração" é uma evolução do aquarista, pois quando se temos a plena consciência de nossa responsabilidade perante as vidas que adquirimos temos por obrigação dar-lhes o máximo de conforto e qualidade de vida.
Fato que conseguimos ao adicionar elementos e parâmetros que representem ao máximo um ambiente natural, por isso os aquários biótopos são os mais recomendados para tal fato.
hdemary escreveu:Quando começo o projeto do novo aquario faço um topico para pedir ajuda com ideias e duvidas :)
Perfeito amigo, mas infelizmente nem todos tem a mesma postura e por final, que paga pelos erros são os pobres peixes.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Amigo VDA.
Amigo VDA.

Masculino
Relaxado

Mensagem por Hubert Demary 11/2/2014, 15:28

Valeu Lucas! :)
Quando me referia ao quebra pau é justamente sobre o que você mencionou falta de humildade e educação :)
Agora ja tenho certeza que vou ver com o logista para "vender" para ele os poecilidios e deixar os bandeiras até montar o novo aquario.
E mais uma vez muito obrigado pelas informações, realmente gostei do ambiente desse forum :)
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre

Mensagem por Uátyla 22/9/2014, 15:21

E agora com esse tempinho como está sua fauna amigo?
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre

http://www.vidadeaquarista.com

Mensagem por Hubert Demary 23/9/2014, 09:57

Fala Uátyla!

Consegui numa loja aqui trocar os peixes que eu tinha que não estavan muito adequados pro meu ph, eu achei legal a combinação de barbos sumatra e paulistinha e os acaras que ja estavan bem grandes tambem troquei por outros 3 pequenos, os meus planos de armar o aqua novo vai ter um atrazo, devido ao meu tempo que esta muito curto, mas acho que para dezembro sai.. :)
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre

Mensagem por Uátyla 23/9/2014, 17:56

É assim mesmo sempre surge um imprevisto e acaba atrasando. :)
Assim que possível posta um vídeo ou fotos na ária de vídeos e fotos para ficarmos por dentro das mudanças srsr....
Uátyla
Uátyla
Idealizador
Idealizador

Mensagens Mensagens : 3094
Pontos Pontos : 4909
Reputação Reputação : 189
Data de inscrição Data de inscrição : 24/03/2013
Idade Idade : 33
Localização Localização : São Paulo - SP
Masculino
Alegre

http://www.vidadeaquarista.com

Mensagem por Hubert Demary 24/9/2014, 16:57

Pode deixar assim que possivel eu vou colocar fotos novas..
Hubert Demary
Hubert Demary
Membro de Destaque
Membro de Destaque

Masculino
Alegre