Encontre-nos no G+
Publicidade
Últimos assuntos
» Meet Women Who Want to Enjoy Life in Your Townpor alberiat Ontem à(s) 18:55
» Experience the Thrill of Casual Dating in Your Area in Your City
por alberiat 18/11/2024, 04:37
» Diferenciando o sexo dos Ramirezi.
por vinibig 12/7/2022, 12:43
» Pacu Pintado (Metynnis maculatus)
por Uátyla 8/4/2020, 12:04
» Aquario para Bettas Feito com Isopor e Cimento
por Uátyla 8/4/2020, 11:04
» O sonho de consumo de todo aquarista
por Altair 4/10/2018, 15:56
» Duvida sobre montagem de Aquário
por Altair 4/10/2018, 15:41
» Substrato Areia Black Blue
por Uátyla 23/7/2018, 14:45
» Utilização Zeolita
por Uátyla 18/7/2018, 17:20
» Vamos trocar idéias !!
por Uátyla 25/5/2018, 22:11
» Ajuda, ovas no aqua!!
por Uátyla 15/3/2018, 21:42
» Novo Projeto
por Altair 15/1/2018, 15:43
» Posso colocar camarão em aquário plantado?
por Uátyla 9/1/2018, 10:25
» Simplesmente incrível
por Altair 15/11/2017, 16:09
» Ficha técnica do Neon.
por Altair 4/10/2017, 16:25
Tópicos semelhantes
Revista Meus Peixes
Canister com pote de suplemento
+2
Uátyla
Hubert Demary
6 participantes
Página 1 de 1
Canister com pote de suplemento
Fala pessoal!
Bom já tinha comprado o vidro pro meu novo plantado de 270 litros.
Esse fim de semana fiz o filtro pra ele um canister com pote de suplemento, fiz o post para compartilhar a experiência com todos porque nesses projetos sempre sai alguma coisa nova que pode ajudar alguém mais.
O pote eu ganhei de um amigo que tinha alguns potes sobrando.
Peço desculpas por algum erro de português ou no nome das peças algumas não conheço o nome em português ou termina saindo em portunhol.
Material utilizado os canos e conexões são de 1/2 polegada:
1 pote de suplemento de 5 kilos
1 bomba biopro de 2000 L/H
2 pedaços de 1 metro de pvc de
2 registros soldaveis
3 cotovelos 1 lado rosca femea outro soldavel
2 cotovelos 1 lado rosca femea outro rosca macho
2 flanges com conector de rosca
2 niples pequenos
1 niple grande que se pode cortar no tamanho que ocupar(poderia ser igual aos outros 2 mas eu só tinha 2 e esse sobrando)
1 prensa cabos
1 conversores de rosca a conexão soldavel
2 cotovelo rosca/rosca
1 niple grande (para a flauta)
1 tampão
1 depaço de eva de 2mm
Ferramentas:
fudadeira
alicate
fita de medir
estilete
Bom tirei fotos de todo processo algumas não estão muito boas mas acho que da para entender.
Primeiro uma foto de todas as peças que utilizei, coloquei mais ou menos na ordem que estariam com todo o filtro ja montado, para esse filtro eu só comprei 2 metros de tudo de pvc de 1/2 polegada, os 2 registros e as 2 flanges o restante eu ja tinha de sobrante de outros projetos, inclusive a parte da flauta de captação e o retorno estava funcionando no meu filtro anterior.
Essa é a flange que eu consegui aqui e um pouco diferente das que eu vejo nos projetos que o pessoal faz ai no brasil, ela tem rosca por dentro para conexão de 1/2 e por fora é rosca invertida para prender no pote.
O furo na tampa não ficou bem centrada porque quando fiz o furo ela rachou um pouco e por sorte não foi maior que o furo que eu precisava então eu terminei de cortar o furo com um estilete fora do centro para não perder a tampa.
A flange já instalada na tampa que vai ser a entrada de água.
Pelo lado de dentro ela não tem conexão do outro lado só o furo.
Fiz um anel de eva para vedar a tampa.
O niple e o adaptador para converter de rosca a soldavel para o cano de pvc.
Agora a tampa pronta com a conexão para o tubo que vai conectar na flauta de entrada de agua.
A bomba veio con 2 saidas uma que acho que é de 5/16 muito fininha que limita um pouco a vasão da bomba e a outra era um pouco maior que 1/2 então não entrava no furo da flange.
Com a broca fui gastando um pouco o furo.
Até poder conectar a bomba.
Agora a outra flange para a saida de agua do filtro.
A flange já no lugar.
O niple e o cotovelo de 1 lado rosca do outro liso para o cano.
A saida de agua pronta.
O prensa cabo para pasar o cabo da bomba, aqui eu usei um anel de borracha de torneira de filtro de agua por fora e como a porca é pequena eu fiz um anel de eva para colocar por dentro só para asegurar que não teria vazamento.
Por fora flange de saida de agua e o prensa cabo no lugar.
Por dentro com o prensa cabo e a flange no lugar.
O prensa cabo ja no lugar, como o fio da bomba não é liso e tem uma ranhura no meio e em outro projeto ja tinha tido o problema de vazar por cause dessa ranhura eu enrolei um pedaço de teflon fazendo tipo um barbante (esqueci de tirar a foto dessa parte) e coloquei dos 2 lados preenchendo esa ranhura e passei
teflon por cima.
Depois do teflon com uma tira de eva bem apertada enrolei um pouco mais para preencher o espaço que faltava para entrar apertado no prensa cabo.
Ficou assim agora é só colocar a porca.
E agora já pronto com o prensa cabo terminado.
A bomba já no lugar.
Já quase terminado. Levei pro tanque para testar que não tivesse vasamento mas essa parte esqueci de tirar fotos.
Bom o filtro passou no teste de vasamento sem problemas agora é hora de colocar as midias. Aqui no México e bastante usado essa pedra de origen vulcanica chamada Tezontle, a textura muito parecida com a pedra pomes, mas tem a vantagem de ser neutra não alcaliniza a água.
O tezontle já no filtro coloquei um pouco mais de 2/3 do pote cheio.
Depois completei com perlon.
A flauta para coleta de agua e o retorno pro aquario.
O filtro como falei e para um projeto novo que ainda não comecei a montar até agora só tenho a caixa de vidro e agora o filtro mas eu vou deixar ele rodando no meu aquario atual para ir pegando biologia e quando montar o aquario novo não preciso começar do 0. cortei o cano nessa altura para eu poder conectar e desconectar mais facil para limpeza.
Agora o filtro no lugar e ja funcionando no aquario atual de 100 litros, eu reguei a vazão da bomba en 1/3 mais ou menos para que não movimentar muito a agua.
Bom já tinha comprado o vidro pro meu novo plantado de 270 litros.
Esse fim de semana fiz o filtro pra ele um canister com pote de suplemento, fiz o post para compartilhar a experiência com todos porque nesses projetos sempre sai alguma coisa nova que pode ajudar alguém mais.
O pote eu ganhei de um amigo que tinha alguns potes sobrando.
Peço desculpas por algum erro de português ou no nome das peças algumas não conheço o nome em português ou termina saindo em portunhol.
Material utilizado os canos e conexões são de 1/2 polegada:
1 pote de suplemento de 5 kilos
1 bomba biopro de 2000 L/H
2 pedaços de 1 metro de pvc de
2 registros soldaveis
3 cotovelos 1 lado rosca femea outro soldavel
2 cotovelos 1 lado rosca femea outro rosca macho
2 flanges com conector de rosca
2 niples pequenos
1 niple grande que se pode cortar no tamanho que ocupar(poderia ser igual aos outros 2 mas eu só tinha 2 e esse sobrando)
1 prensa cabos
1 conversores de rosca a conexão soldavel
2 cotovelo rosca/rosca
1 niple grande (para a flauta)
1 tampão
1 depaço de eva de 2mm
Ferramentas:
fudadeira
alicate
fita de medir
estilete
Bom tirei fotos de todo processo algumas não estão muito boas mas acho que da para entender.
Primeiro uma foto de todas as peças que utilizei, coloquei mais ou menos na ordem que estariam com todo o filtro ja montado, para esse filtro eu só comprei 2 metros de tudo de pvc de 1/2 polegada, os 2 registros e as 2 flanges o restante eu ja tinha de sobrante de outros projetos, inclusive a parte da flauta de captação e o retorno estava funcionando no meu filtro anterior.
Essa é a flange que eu consegui aqui e um pouco diferente das que eu vejo nos projetos que o pessoal faz ai no brasil, ela tem rosca por dentro para conexão de 1/2 e por fora é rosca invertida para prender no pote.
O furo na tampa não ficou bem centrada porque quando fiz o furo ela rachou um pouco e por sorte não foi maior que o furo que eu precisava então eu terminei de cortar o furo com um estilete fora do centro para não perder a tampa.
A flange já instalada na tampa que vai ser a entrada de água.
Pelo lado de dentro ela não tem conexão do outro lado só o furo.
Fiz um anel de eva para vedar a tampa.
O niple e o adaptador para converter de rosca a soldavel para o cano de pvc.
Agora a tampa pronta com a conexão para o tubo que vai conectar na flauta de entrada de agua.
A bomba veio con 2 saidas uma que acho que é de 5/16 muito fininha que limita um pouco a vasão da bomba e a outra era um pouco maior que 1/2 então não entrava no furo da flange.
Com a broca fui gastando um pouco o furo.
Até poder conectar a bomba.
Agora a outra flange para a saida de agua do filtro.
A flange já no lugar.
O niple e o cotovelo de 1 lado rosca do outro liso para o cano.
A saida de agua pronta.
O prensa cabo para pasar o cabo da bomba, aqui eu usei um anel de borracha de torneira de filtro de agua por fora e como a porca é pequena eu fiz um anel de eva para colocar por dentro só para asegurar que não teria vazamento.
Por fora flange de saida de agua e o prensa cabo no lugar.
Por dentro com o prensa cabo e a flange no lugar.
O prensa cabo ja no lugar, como o fio da bomba não é liso e tem uma ranhura no meio e em outro projeto ja tinha tido o problema de vazar por cause dessa ranhura eu enrolei um pedaço de teflon fazendo tipo um barbante (esqueci de tirar a foto dessa parte) e coloquei dos 2 lados preenchendo esa ranhura e passei
teflon por cima.
Depois do teflon com uma tira de eva bem apertada enrolei um pouco mais para preencher o espaço que faltava para entrar apertado no prensa cabo.
Ficou assim agora é só colocar a porca.
E agora já pronto com o prensa cabo terminado.
A bomba já no lugar.
Já quase terminado. Levei pro tanque para testar que não tivesse vasamento mas essa parte esqueci de tirar fotos.
Bom o filtro passou no teste de vasamento sem problemas agora é hora de colocar as midias. Aqui no México e bastante usado essa pedra de origen vulcanica chamada Tezontle, a textura muito parecida com a pedra pomes, mas tem a vantagem de ser neutra não alcaliniza a água.
O tezontle já no filtro coloquei um pouco mais de 2/3 do pote cheio.
Depois completei com perlon.
A flauta para coleta de agua e o retorno pro aquario.
O filtro como falei e para um projeto novo que ainda não comecei a montar até agora só tenho a caixa de vidro e agora o filtro mas eu vou deixar ele rodando no meu aquario atual para ir pegando biologia e quando montar o aquario novo não preciso começar do 0. cortei o cano nessa altura para eu poder conectar e desconectar mais facil para limpeza.
Agora o filtro no lugar e ja funcionando no aquario atual de 100 litros, eu reguei a vazão da bomba en 1/3 mais ou menos para que não movimentar muito a agua.
Hubert Demary- Membro de Destaque
Pontos : 323
Reputação : 9
Re: Canister com pote de suplemento
Muito bom amigo, ótimo projeto.
Essas pedras vulcânicas, parece ser muito boa, mais elas alterar o pH?
Essas pedras vulcânicas, parece ser muito boa, mais elas alterar o pH?
Fala Uátyla, obrigado!
Essa pedra é muito utilizada aqui no México pelos aquaristas para muitas coisas, existe areia dessa pedra que se usa como substrato, e diversos tamanhos de pedra algumas pessoas inclusive colan uma na outra com silicone para formar paisagens existe vermelha e preta, todo mundo fala que é neutra, mas como era a primeira vez que eu utilizei eu fiz o teste com acido muriatico e não fez espuma então a teoria diz que não iria alcalinizar, já vi até alguns relatos que dizen que se pode usar com Humus para proporcionar ferro seria uma substituta da laterita, mas também outras pessoas falam o contratio que sim tem ferro mas numa forma que não pode ser utilizada pelas plantas, mas para o filtro para colonia de bacterias é excelente é muito porosa algumas até flutuam por um tempo até saturar de agua e afundar.
Abraço!
Essa pedra é muito utilizada aqui no México pelos aquaristas para muitas coisas, existe areia dessa pedra que se usa como substrato, e diversos tamanhos de pedra algumas pessoas inclusive colan uma na outra com silicone para formar paisagens existe vermelha e preta, todo mundo fala que é neutra, mas como era a primeira vez que eu utilizei eu fiz o teste com acido muriatico e não fez espuma então a teoria diz que não iria alcalinizar, já vi até alguns relatos que dizen que se pode usar com Humus para proporcionar ferro seria uma substituta da laterita, mas também outras pessoas falam o contratio que sim tem ferro mas numa forma que não pode ser utilizada pelas plantas, mas para o filtro para colonia de bacterias é excelente é muito porosa algumas até flutuam por um tempo até saturar de agua e afundar.
Abraço!
Muito bom o seu projeto gostei muito das fotos mostrando todas as etapas.
Parabéns.
Abraço.
Parabéns.
Abraço.
Altair- Amigo VDA.
Pontos : 977
Reputação : 19
Obrigado Altair.
Bom estou caminhando para fazer o meu em breve, já conseguir um pote aqui.
Bacana! :) Só escolher bem o pote para não ter vasamentos, o primeiro bom teste é apertar bem a tampa se ela espanar não vai servir, segundo encher de agua fechar e balançar se não tiver vazamento quase certeza que funciona.. :)
Parabéns! você é um cara muito talentoso, realizou um ótimo projeto, e pelo visto com ótima eficiência.
Última edição por Leonardo Oliveira em 15/5/2014, 22:49, editado 1 vez(es)
Leonardo Oliveira- Amigo VDA.
Pontos : 96
Reputação : 0
Obrigado Leonardo!
Membro Banido por postar spam no fórum.
JoãoPS- Banido
Pontos : 18
Reputação : 0
Bacana Hubert, parabéns, também tenho um Canister feito com pote de suplemento e já funciona 24hrs por dia há 2 anos sem nunca me deixar na mão, ele faz muito bem o seu papel na filtragem!
Abrçs!
Abrçs!
Adilson- Coordenador
Pontos : 501
Reputação : 31
Valeu Adilson! sim ele já tem 2 meses funcionando perfeitamente... :)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos